Portal do Agronegócio

26/01/2021
Cooperativa registra aparecimento da ferrugem asiática na região

Cooperativa registra aparecimento da ferrugem asiática na região
Diante do aparecimento de focos de ferrugem asiática em lavoura comercial de soja em propriedade da região, o Departamento Agronômico da Copacol, alerta aos cooperados quanto aos manejos que devem ser realizados para controle da doença, uma vez que a mesma interfere significativamente na produtividade do grão.

O aparecimento da doença foi registrado pelo engenheiro agrônomo, Marcos Simon em propriedade localizada no município de Corbélia e posteriormente confirmado pelos pesquisadores do CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) da Copacol.

De acordo com o pesquisador do CPA, engenheiro agrônomo, João Maurício Roy, a ferrugem é uma doença que necessita de molhamento foliar e temperatura amena para que ocorra a infecção e desenvolvimento da epidemia na soja. “Se observamos, o clima em todo o mês de janeiro está propicio para a ocorrência desta doença”, diz o pesquisador.

Segundo João, nestas condições, é fundamental que os agricultores sigam com as aplicações de fungicidas, com intervalos adequados de no máximo 15 dias e utilização de reforços com multissítios, visto que está doença possui elevada agressividade e pode provocar grandes perdas de produtividade.

Além disso, ele diz que devido ao atraso da semeadura da soja, várias áreas se encontram no início da fase de enchimento de grãos, e possuem um longo período até que o ciclo da cultura seja encerrado, e assim pode haver um grande potencial de perdas se ocorrer a evolução de ferrugem na região.

“Em caso de dúvidas os cooperados devem buscar a equipe agronômica da Copacol que irá auxiliá-los no processo de tomada de decisão”, reforça João.