Nada é por acaso. Na atividade de suinocultura não é diferente. Primeiro tem que gostar do que se faz, coragem para enfrentar os desafios, cumprir rigorosamente as recomendações de manejos, dedicação, trabalho e empenho. É assim que o suinocultor do município de Nova Aurora, Hamilton Esser, que no último lote de suínos entregues à Cooperativa, obteve pontuação recorde, 652 pontos, define a atividade, que para ele é a sua principal fonte de renda na propriedade de 2,5 alqueires.
Há 30 anos na integração de suínos da Cooperativa, ele é um dos pioneiros entre todos os produtores integrados na atividade.
Ele que iniciou na suinocultura com a terminação de 25 cabeças, diz que o processo para chegar a essa expressiva pontuação é: "o cuidado, saber como lidar com os suínos, o manejo tem que ser muito bem feito, água de boa qualidade e a higiene da granja. Tudo tem que ser bem feito, pois é isso que procuro fazer todos os dias", relata Hamilton.
Para ele que sempre esteve entre os melhores, a boa pontuação obtida não é novidade, mas sim resultado de muito esforço e dedicação de quem tem na suinocultura a sua maior fonte de renda.
"A suinocultura evoluiu muito nos últimos 30 anos. Quando comecei eu tinha que buscar ração com o trator, descarregar nos braços, tratar dos suínos no cocho na base do latão, e hoje é tudo diferente, equipamentos modernos, que agilizam os manejos e acima de tudo, o proporcionam o bem-estar dos animais. Assim como ela evoluiu, a minha vida também mudou para melhor ao longo desses anos", conta o produtor.
Segundo ele, ninguém faz nada sozinho. O bom resultado está atrelado a boa parceria com a Copacol, que faz a sua parte fornecendo uma boa assistência técnica e veterinária, ração e pintainhos de boa qualidade e toda a atenção necessária ao produtor. Ele enaltece o atendimento que recebe da extensionista Mariana Schneider e da medica veterinária Glaci Ertel.
Tamanha é a satisfação do produtor, que depois de 30 anos na atividade, com a terminação de 360 suínos por lote, a expectativa é dobrar a capacidade de alojamento para 700 cabeças. Isso vem de encontro a demanda da Central Frimesa, que processa todo o suíno que é produzido pelos cooperados da Copacol e tem projeto de expansão para entrar em operação em 2023.
Além de Hamilton Esser com pontuação histórica, 652 pontos, também de se destacaram no mês de março os produtores: Celio Ramos Feltrin, do município de Jesuítas, com 627, Wagner Augusto Tesolin, de Iracema do Oeste, com 626, Waldemyr Cezar Tesolin, também de Iracema do Oeste, com 622 e Deroni Utcenski, do município de Cafelândia, com 620 pontos.
A Copacol parabeniza o cooperado Hamilton, bem como os demais suinocultores pelos bons resultados alcançados no mês de março.
Hamilton Esser se destaca com pontuação histórica na suinocultura da Copacol
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Grupos Femininos aprendem mais sobre Inteligência emocional e saúde mental
As mulheres dos Grupos Femininos participaram de palestras sobre Inteligência emocional e saúde emocional, com a psicóloga Deise Rosa. Os encontros possibilitaram...
Compartilhar
Copacol recebe comitiva do governo do Paraná que apresenta tripé para alavancar o campo
Em uma das regiões mais promissoras para a diversificação no campo, a Copacol é referência no modelo que garante a permanência de famílias produtoras em...
Compartilhar
Com clima estável avança colheita do milho
As condições climáticas favoráveis possibilitam a volta das máquinas a campo para a colheita do milho. Na área de atuação da Copacol, 45% da área já foi...