A produção brasileira de carne de frango atingiu 13,8 milhões de toneladas ano, um dos maiores patamares registrados na última década, aponta o relatório da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). Em 2020 foram 55,3 milhões de cabeças de matrizes alojadas, aumento de 7,3% em comparação ao ano anterior.
O Paraná é líder em abate de frango, respondendo por 35,4% do total brasileiro, seguido de Santa Catarina (14,8%), e Rio Grande do Sul (14%). Do total da produção nacional, 31% tiveram como destino o mercado externo. O consumo per capita é de 45,27 quilos ao ano.
Em todo o mundo, a produção de frango chegou a 100,4 milhões de toneladas. Os Estados Unidos da América permanecem na liderança, com 20,2 milhões de toneladas, em seguida aparece a China 14,6 milhões de toneladas e em terceiro o Brasil.
COPACOL
A Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) teve intensa participação no mercado nacional e internacional em 2020, com uma unidade industrial de aves em Cafelândia e outra em Ubiratã, por meio da Cooperativa Central Unitá.
A produção chegou a 476,6 mil toneladas de carne produzidas, com 200,1 milhões de aves abatidas, o que corresponde a 11% do total gerado no Estado. São 1.258 aviários mantidos por 788 avicultores integrados. A avicultura responde por 60,2% do faturamento bruto na Cooperativa, que foi a primeira a implantar o sistema integrado de avicultura no Oeste do Paraná. "A avicultura tem uma grande importância no cenário econômico nacional na diversificação de renda nas propriedades. O exemplo evidente de sucesso pode ser verificado aqui na nossa região, ao compararmos 1982, quando implantamos a atividade, e os dias atuais. O desenvolvimento foi compartilhado por todos", afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
EXPORTAÇÕES
O Brasil é líder em exportação, chegando a 4,2 milhões de toneladas, seguido dos Estados Unidos, 3,3 milhões de toneladas, e a União Europeia, 1,4 milhões de toneladas. Já os importadores que se destacam são Ásia, 39,6% (1.635.432), Oriente Médio, 32,4% (1.335.927), e África, 13,5% (555.734).
De toda a produção paranaense, 40,1% tem como destino o mercado estrangeiro ? é o maior exportador entre os estados; o segundo é Santa Catarina, 23,3%, e Rio Grande do Sul, 16,4%. O Porto de Paranaguá figura como um ponto estratégico para o envio das mercadorias. É por ele que são embarcadas 42,3% da produção nacional de frangos. O Porto de Itajaí (SC) responde por 35,5%. "O mercado externo tem uma importante participação neste momento, equilibrando nossos preços, devido o alto custo de produção. Exportamos grande parte da produção e estamos abrindo novos mercados. Só a Copacol atende 70 países e estamos sempre analisando regiões estratégicas para que possamos ter índices melhores ao nosso País, gerando ainda mais emprego e renda", afirma Pitol.
Das exportações de carne de frango no Brasil, 66,9% são de cortes, 25,2% inteiro, 3,1% salgados, 2,4% embutidos e 2,1% industrializados: aumento de 0,38% em comparação ao ano anterior.
Paraná mantém liderança em abate de frango no Brasil, aponta ABPA
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Copacol compartilha pesquisas no maior encontro nacional de milho safrinha
Reconhecido como referência em pesquisa no Paraná, o CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) da Copacol foi convidado a participar da 18ª edição do Seminário...
Compartilhar
Melhores de agosto nas integrações
SUINOCULTURA
A suinocultura é uma atividade a qual a Cooperativa desenvolve em parceria com o cooperado. Toda a produção dos cooperados é entregue à...
Compartilhar
Avicultores aprendem sobre manuseio correto dos inlets no CTA Copacol
Trabalhar com seres vivos exige capacitação, comprometimento e o uso de equipamentos de qualidade, sempre de forma organizada. Pensando nisso, a Integração...