Portal do Agronegócio

13/05/2021
CPAgro: ótima expectativa para a produção de suínos

CPAgro: ótima expectativa para a produção de suínos
O terceiro dia do CPAgro Digital foi repleto de informação, boas expectativas, emoção e amor pelo campo. Durante a noite de ontem, 12, os participantes acompanharam um pouco da história da família Weber, da comunidade do Vasquinho, em Corbélia. Pai e filho unidos na produção de suínos, mantendo a sucessão familiar.

Também na abertura, o presidente Valter Pitol destacou a boa fase da atividade e ressaltou o trabalho de todos. “Temos boas expectativas para a atividade, mas sabemos também que temos muita responsabilidade nesta produção, afinal nós temos um papel importante na preparação dos suínos destinados à indústria. A suinocultura gera inúmeras oportunidades, pois através da diversificação da Cooperativa, os produtores podem ter mais renda”, diz.

Além disso, Pitol falou sobre o desenvolvimento da atividade e a oportunidade de crescimento dos cooperados. “Estamos em um momento muito importante da atividade: a Frimesa investindo em Assis Chateaubriand e a Copacol oferecendo oportunidade para os cooperados ampliarem seus negócios. Isso tudo aliado ao trabalho de todos produtores vamos garantir a qualidade e a excelência em toda a cadeia de produção”, destaca.

Palestra
O destaque do encontro virtual foi a palestra diretor-geral da Agroceres PIC e presidente da ABEGS (Associação Brasileira das Empresas de Genética Suína), Alexandre Furtado da Rosa, que abordou sobre o “Panorama atual e tendências para o mercado brasileiro e global de suínos”.

“O mercado mudou e precisamos nos preparar para mais mudanças, sabendo aproveitar as oportunidades. Diante da pandemia, por exemplo, as mídias sociais nos proporcionaram estar mais próximos, com custos baixos. Além de tantas outras mudanças como tendências de consumo e produção com foco no bem estar-animal”, comenta.

Em proporção ao crescimento populacional mundial, a demanda por alimento também aumenta. “Nos últimos 30 anos, a população aumentou de 3,5 bi para mais de 7 bilhões de pessoas no mundo todo. Todas elas precisam comer e com isso houve um aumento no consumo de alimento, principalmente de carne. E a tendência poderá chegar a 353 milhões de toneladas até 2026”, explica.

Hoje, o Brasil é 4º maior produtor mundial de carne suína, segundo os dados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) com uma produção de 4,4 milhões de toneladas em 2020.

Sorteio
Ao final do evento, o gerente da integração de suínos e leite da Copacol, Leonardo Dornelles da Rocha, e o supervisor da equipe técnica, Caio Macedo, anunciaram o ganhador do sorteio do vale-compras no valor de R$ 3 mil, realizado entre os participantes da plateia virtual. O sortudo foi o cooperado de Formosa do Oeste, Vandir Guerra.

Para finalizar, Leonardo agradeceu todos os cooperados e convidados que acompanharam o evento, destacando o trabalho de todos nos bons resultados da atividade.

“Com certeza foi um evento importantíssimo para fortalecermos nossa atividade, repleto de informações e boas notícias para todos. Obrigado a todos que participaram deste encontro e qualquer dúvida, nossa equipe técnica está à disposição”, conclui.