Os resultados das atividades da Copacol no primeiro semestre do ano foram apresentados aos membros dos Comitês Educativos. Com 6,2 mil cooperados e 15 mil colaboradores, a empresa atua na produção de aves, peixes, suínos e leite. Além disso, comercializa cereais/insumos, rações, possui uma rede de supermercados e participa na revenda de outros produtos que reforçam a marca que Coopera Sempre em todo o País.
As medidas restritivas da Covid-19, a elevação de custos da matéria-prima das integrações e as condições climáticas foram fatores que atingiram diretamente o agronegócio nos primeiros seis meses de 2021. "Passamos por um dos momentos mais desafiadores nos últimos anos. Tivemos seca em plantios anteriores e agora geadas significativas. Além disso, a pandemia já dura mais de um ano e meio. Precisamos nos manter unidos, pois juntos ? colaboradores, cooperados e parceiros ? vamos superar tudo isso e continuar crescendo", ressalta o diretor-presidente, Valter Pitol.
O desempenho no segundo semestre deve se manter parecido, isso se os mercados interno e externo forem favoráveis a participação do setor como um todo. Os estoques de grãos para a produção de rações estão garantidos até o ano que vem. A meta da Cooperativa é alcançar R$ 7,2 bilhões em faturamento em 2021, recursos convertidos em renda, emprego e desenvolvimento no campo e nas cidades.
PLANEJAMENTO
Na live com os Comitês Educativos foi detalhado o Planejamento Estratégico de 2021. Nas atividades agroindustriais, a Cooperativa estima aumento considerável na produção de peixes (230 mil/dia até 2025), com a nova estrutura em Toledo; maior participação na suinocultura, com investimentos na Central Frimesa, e ampliar a industrialização de aves, que representa 60% do faturamento bruto da Cooperativa. Também estão estabelecidas estratégias para o recebimento de grãos, produção de sementes e rações, bem como outros negócios da empresa.
Em ações sociais, a Cooperativa mantém programas voltados aos colaboradores, clientes, parceiros, elevação da produtividade entre os cooperados e projetos de esporte e cultura com 35 mil crianças e adolescentes até 2023. Com relação ao meio ambiente há investimentos em geração de energia renovável, uso racional de recursos naturais e ampliação da área de preservação.
Balanço das atividades é apresentado aos Comitês Educativos
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Copacol fortalece o protagonismo feminino com formação e desenvolvimento
O empreendedorismo tem ganhado cada vez mais força no agronegócio brasileiro, e as mulheres têm se destacado como protagonistas nesse movimento. Com esse...
Compartilhar
Busão da Imaginação leva alegria e conhecimento para crianças do distrito de Marajó
Uma viagem pelo mundo sem precisar sair do lugar. Assim foi mais uma ação do Busão da Imaginação, desta vez na Unidade de Universo. Crianças da Escola...
Compartilhar
Cooperados do Sudoeste concluem capacitação em Gestão Rural
Administrar uma propriedade rural exige muito mais do que experiência prática no campo. Os desafios do mercado, a necessidade de planejamento e o acompanhamento...