Portal do Agronegócio

21/07/2021
Balanço das atividades é apresentado aos Comitês Educativos

Balanço das atividades é apresentado aos Comitês Educativos
Os resultados das atividades da Copacol no primeiro semestre do ano foram apresentados aos membros dos Comitês Educativos. Com 6,2 mil cooperados e 15 mil colaboradores, a empresa atua na produção de aves, peixes, suínos e leite. Além disso, comercializa cereais/insumos, rações, possui uma rede de supermercados e participa na revenda de outros produtos que reforçam a marca que Coopera Sempre em todo o País.

As medidas restritivas da Covid-19, a elevação de custos da matéria-prima das integrações e as condições climáticas foram fatores que atingiram diretamente o agronegócio nos primeiros seis meses de 2021. “Passamos por um dos momentos mais desafiadores nos últimos anos. Tivemos seca em plantios anteriores e agora geadas significativas. Além disso, a pandemia já dura mais de um ano e meio. Precisamos nos manter unidos, pois juntos – colaboradores, cooperados e parceiros – vamos superar tudo isso e continuar crescendo”, ressalta o diretor-presidente, Valter Pitol.

O desempenho no segundo semestre deve se manter parecido, isso se os mercados interno e externo forem favoráveis a participação do setor como um todo. Os estoques de grãos para a produção de rações estão garantidos até o ano que vem. A meta da Cooperativa é alcançar R$ 7,2 bilhões em faturamento em 2021, recursos convertidos em renda, emprego e desenvolvimento no campo e nas cidades.

PLANEJAMENTO
Na live com os Comitês Educativos foi detalhado o Planejamento Estratégico de 2021. Nas atividades agroindustriais, a Cooperativa estima aumento considerável na produção de peixes (230 mil/dia até 2025), com a nova estrutura em Toledo; maior participação na suinocultura, com investimentos na Central Frimesa, e ampliar a industrialização de aves, que representa 60% do faturamento bruto da Cooperativa. Também estão estabelecidas estratégias para o recebimento de grãos, produção de sementes e rações, bem como outros negócios da empresa.

Em ações sociais, a Cooperativa mantém programas voltados aos colaboradores, clientes, parceiros, elevação da produtividade entre os cooperados e projetos de esporte e cultura com 35 mil crianças e adolescentes até 2023. Com relação ao meio ambiente há investimentos em geração de energia renovável, uso racional de recursos naturais e ampliação da área de preservação.