Portal do Agronegócio

08/09/2021
SEMANA DO PESCADO: Peixe no prato é garantia de saúde do corpo

SEMANA DO PESCADO: Peixe no prato é garantia de saúde do corpo
Fonte rica em proteínas, minerais e vitaminas, o peixe previne doenças cardíacas, faz bem para o cérebro e proporciona imunidade. O brasileiro vem aos poucos aumentando o consumo de pescados nas refeições diárias – 9,5 quilos por ano, enquanto a média mundial é de 20 quilos por habitante. O hábito saudável nas refeições vem mudando e um dos incentivadores é a 18ª edição da Semana Nacional do Pescado, de 1º a 15 de setembro, promovida por meio da união do setor privado.

Os pescados são fontes de gorduras que melhoram o funcionamento do sistema cardiovascular, neurológico e até a nossa produção hormonal. Nutrientes como o ferro, zinco, cálcio, magnésio, selênio, fósforo, cobre, vitamina B e vitamina C são facilmente encontrados em peixes, que possuem valor calórico relativamente baixo, destaque à tilápia, espécie com grande potencial nutritivo. “Além do alto valor proteico, a tilápia tem uma quantidade significativa de ômega 3, uma gordura boa que diminui o risco de doenças cardíacas e cardiovasculares, reduz processos inflamatórios - que acometem pacientes oncológicos - e auxilia no desenvolvimento cerebral e regeneração das células. O ideal é consumir na forma grelhada, cozida [ensopado] ou assado”, afirma a nutricionista Bruna de Lima.

Da linha Mar da Copacol, empresa de alimentos saborosos e saudáveis referência no Brasil e mais 70 países, um dos produtos preferidos é o Filé de Salmão. O peixe com cor avermelhada e consistência firme é bastante versátil: pode ser consumido cru, grelhado ou assado. Para facilitar o preparo, o produto é disponibilizado em embalagens diferentes pela marca que sempre coopera com a vida de todos. Além de ser rico em Vitamina B, D, que reduzem inflamações causadoras de doenças cardíacas e melhoram a absorção de cálcio, crescimento de ossos e proporciona imunidade, o salmão é uma proteína rica em Potássio e Ômega 3.

RECEITA NA MÃO
Quem gosta de pratos saborosos, saudáveis e práticos conhece o Portal Dia de Peixe Copacol, que coopera em todas as ocasiões. Seja a refeição do dia a dia ou um cardápio elaborado, tem no diadepeixe.com.br. São opções que se encaixam perfeitamente ao peixe que você tem na sua geladeira: são centenas de receitas a base de tilápia, tambaqui, sardinha, salmão, pirarucu, pintado, merluza, cação, camarão e bacalhau. Cardápio completo que faz parte das linhas de Tilápia, Mar e Rio da Copacol, a marca que Coopera Sempre com você. Quem se cadastra na página tem acesso privilegiado aos lançamentos dos produtos Copacol: fica sabendo das novidades em primeira mão. Você baixa também nosso e-book gratuito, com receitas leves, práticas e saborosas para você guardar e executar em diferentes momentos do seu dia.

Durante a Semana do Pescado, além de novos produtos, a Copacol está com promoções nas redes supermercadistas, receitas exclusivas a base de peixes e dicas pelo embaixador da categoria de pescados da Copacol, Diego Assalve, influenciador do Canal do Youtube e perfil no Instagram, Receitas de Pai.