Os sucessivos aumentos na tarifa de energia elétrica, ocasionados pela estiagem, e a perspectiva do governo do Paraná de encerrar a Tarifa Rural Noturna no final de 2022, têm levado muitos produtores rurais da região a buscar formas de produzir a própria energia.
A Copacol incentiva esse tipo de geração dentro da porteira, seja através do biogás, gerado com dejetos de animais, ou da energia solar.
A intenção é fornecer autonomia às propriedades, para que possam continuar produzindo sem se preocupar com falhas no abastecimento, nem aumentos desproporcionais na tarifa de energia.
Essas são as alternativas existentes para que o produtor possa investir na própria geração e as ações da Copacol para defender os interesses do seu cooperado no que tange a sustentabilidade energética.
O gerente da Unidade da Copacol de Jesuítas, Alisson José de Oliveira, diz que, diante da expectativa do governo do estado de extinguir a tarifa noturna, o próprio governo está disponibilizando linhas de financiamento com juros mais acessíveis e em alguns casos juro zero para que o produtor rural possa gerar a sua própria energia, dimunuindo os custos de produção de suas atividades. O prazo para a adesão vai até dezembro de 2022.
"A Copacol apoia o produtor na elaboração do projeto de financiamento. O primeiro passo é o orçamento do fornecedor, em seguida ele procura a Copacol que irá fornecer toda a documentação necessária. De posse desses documentos, o produtor deverá se dirigir até o IDR (Emater), onde será feita a pré-proposta. A mesma deverá ser encaminhada ao agente financeiro, que após análise retorna ao IDR para o projeto de viabilidade", explica Alisson.
Segundo ele, são muitas as vantagens, que vai desde a economia, o que reverte em um menor custo de produção, além de produzir uma energia limpa e renovável. Ele reforça que com o término do incentivo do programa Luz Noturna, o sistema de energia fotovoltaica será uma grande alternativa para a produção no campo.
"Estamos à disposição dos produtores que tem interesse, vamos oferecer todas as informações necessárias para que o cooperado possa se sentir seguro para produzir a sua própria energia, seja através do Biogás ou solar", destaca Alisson.
Mais informações de como funciona o processo para implantação da energia fotovoltaica na propriedade, a Copacol disponibiliza em seu site www.copacol.com.br e no Aplicativo Cooperado Copacol, o passo a passo, de como aderir aos sistema de energia renovável.
Cooperado Copacol já pode gerar sua própria energia
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Proerd forma 138 alunos em Moreira Sales
Em uma tarde de muita alegria, 138 crianças de escolas municipais de Moreira Sales se formaram no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas...
Compartilhar
Educação e prevenção: alunos de Rancho Alegre do Oeste se formam do Proerd com apoio da Copacol
Alegria, aprendizado e compromisso com o futuro marcaram a formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Rancho...
Compartilhar
Dia de Campo de Inverno apresenta inovações para a cultura do milho
A Copacol realizou entre maio e junho, mais uma edição do Dia de Campo de Milho de Inverno em suas Unidades do Oeste e Sudoeste do Paraná. O evento, já...