Portal do Agronegócio

14/09/2021
Cooperado Copacol já pode gerar sua própria energia

Cooperado Copacol já pode gerar sua própria energia
Os sucessivos aumentos na tarifa de energia elétrica, ocasionados pela estiagem, e a perspectiva do governo do Paraná de encerrar a Tarifa Rural Noturna no final de 2022, têm levado muitos produtores rurais da região a buscar formas de produzir a própria energia.

A Copacol incentiva esse tipo de geração dentro da porteira, seja através do biogás, gerado com dejetos de animais, ou da energia solar.

A intenção é fornecer autonomia às propriedades, para que possam continuar produzindo sem se preocupar com falhas no abastecimento, nem aumentos desproporcionais na tarifa de energia.

Essas são as alternativas existentes para que o produtor possa investir na própria geração e as ações da Copacol para defender os interesses do seu cooperado no que tange a sustentabilidade energética.

O gerente da Unidade da Copacol de Jesuítas, Alisson José de Oliveira, diz que, diante da expectativa do governo do estado de extinguir a tarifa noturna, o próprio governo está disponibilizando linhas de financiamento com juros mais acessíveis e em alguns casos juro zero para que o produtor rural possa gerar a sua própria energia, dimunuindo os custos de produção de suas atividades. O prazo para a adesão vai até dezembro de 2022.

“A Copacol apoia o produtor na elaboração do projeto de financiamento. O primeiro passo é o orçamento do fornecedor, em seguida ele procura a Copacol que irá fornecer toda a documentação necessária. De posse desses documentos, o produtor deverá se dirigir até o IDR (Emater), onde será feita a pré-proposta. A mesma deverá ser encaminhada ao agente financeiro, que após análise retorna ao IDR para o projeto de viabilidade”, explica Alisson.

Segundo ele, são muitas as vantagens, que vai desde a economia, o que reverte em um menor custo de produção, além de produzir uma energia limpa e renovável. Ele reforça que com o término do incentivo do programa Luz Noturna, o sistema de energia fotovoltaica será uma grande alternativa para a produção no campo.

“Estamos à disposição dos produtores que tem interesse, vamos oferecer todas as informações necessárias para que o cooperado possa se sentir seguro para produzir a sua própria energia, seja através do Biogás ou solar”, destaca Alisson.

Mais informações de como funciona o processo para implantação da energia fotovoltaica na propriedade, a Copacol disponibiliza em seu site www.copacol.com.br e no Aplicativo Cooperado Copacol, o passo a passo, de como aderir aos sistema de energia renovável.