Portal do Agronegócio

01/10/2021
Copacol registra novo recorde de remuneração na Avicultura

Copacol registra novo recorde de remuneração na Avicultura
Produzir alimentos de alta qualidade que melhoram a vida e a alimentação de todos faz parte da atuação de toda operação da Copacol. O cuidado com o processo no campo garante resultados de excelência aos cooperados. E neste ano, mais um recorde foi registrado na Cooperativa, repassando um lucro de R$ 1,8451 por cabeça de frango.

Edilson Fabris, de Nova Aurora, atingiu o valor nesta semana – no mês de janeiro ele já havia recebido um valor histórico, de R$ 1,6597. Os altos índices de produtividade evidenciam o comprometimento da Cooperativa e dos avicultores com a atividade, que vem registrando sucessivos aumentos em lucro.

O recorde é resultado de uma somatória de resultados, que inclui o peso médio das aves (3 quilos 713 gramas), desempenho diário (77.35 gramas), conversão alimentar (1 quilo 721 gramas), chegando ao IEP (Índice de Eficiência Produtiva) - de 427 pontos no caso do cooperado Fabris.

Edilson está sempre em busca de aprimoramento para obter bons resultados. São nove anos atuando na atividade, a qual ele define como uma benção. “Não tem segredo. É trabalho e mais trabalho. São muitos os desafios e neste ano está ainda mais desafiador. Com o sobe e desce da temperatura tem que estar sempre atento a essas variações. Não abro mão de seguir à risca as orientações técnicas que a Cooperativa nos passa através dos seus extensionistas e veterinários”, conta Edilson.

Além da construção de um novo aviário, a meta agora é a realização do sonho da casa nova: resultado da eficiência do trabalho, revertido em lucro. A esposa Leila também se dedica à atividade, trabalhando diariamente ao lado de Edilson. “Sempre foi um sonho ter um aviário. Já fui colaboradora da Copacol e sempre falava aos meus colegas: um dia teria um aviário. Realizamos nosso sonho e agora vem outros pela frente”, recorda Leila.

SEGURANÇA

A orientação técnica é fundamental para se obter um índice satisfatório. Seguindo com rigor o que é apontado pela Cooperativa, Edilson e Leila chegaram ao recorde. A propriedade é atendida pelo extensionista Márcio Lima e pelo médico veterinário André Watanabe.

“A ambiência é fundamental. Tem que manter o equilíbrio da temperatura e sempre observar o lote que chega, qual a origem. Assim sabemos qual nosso direcionamento no manejo. Essa orientação tenho dos técnicos, quem agradeço muito pelo apoio. Além disso, quero deixar meu agradecimento a Deus, minha família e á Cooperativa, que nos dá segurança no trabalho”.