Portal do Agronegócio

15/10/2021
Semeadura da soja avança e chega a 62% da área a ser cultivada

Semeadura da soja avança e chega a 62% da área a ser cultivada
Se no ano passado a estiagem atrasou a semeadura da soja, este ano o plantio da cultura que teve início na segunda quinzena do mês de setembro, já foi interrompida pelo menos três vezes, devido às chuvas registradas desde o começo do mês, mas mesmo assim está em um bom ritmo.

Por abranger uma grande região, com Unidades em várias cidades do Oeste e Sudoeste, percebe se uma disparidade no volume de área plantada nessas Unidades, que varia de 40% em Nova Aurora, Formosa do Oeste, Jesuítas e Planalto do Sudoeste, para 95% em Palmitolândia, município de Tupãssi, local onde plantio está praticamente concluído.

Outro local onde a semeadura também está em fase final, é em Bom Princípio, município de Toledo, com 95% da área plantada.

Os produtores aproveitaram os poucos dias de sol na segunda, terça e quarta-feira, respectivamente os dias 11,12 e 13, e foram a campo, dando um salto no plantio que saiu de 35% na semana passada para 62% até o momento.

“Mesmo com a interferência da chuva o plantio está avançando e o que anima os cooperados são as boas condições do clima que diferente da safra passada está bem mais propício para a lavoura, porem a chuva excessiva pode prejudicar o estabelecimento das áreas recém semeadas”, comenta Tiago Madalosso, gerente técnico da Copacol.

Ele reforça que, nas áreas onde a soja já está em fase de desenvolvimento para que o produtor fique atento aos manejos de plantas daninhas e também a pragas que diante das condições do clima já podem começar a aparecer. Em caso de dúvida, o produtor deve entrar em contato com o departamento agronômico.