Portal do Agronegócio

25/10/2021
Semeadura da soja atinge 92% da área

Semeadura da soja atinge 92% da área
Depois do grande volume de chuva registrado, os produtores aproveitam a volta do sol para concluir a semeadura da soja na área de atuação da Copacol. Até agora, a instalação da cultura atinge 92% da área da Cooperativa. Em algumas regiões, esse percentual é maior: Palmitolândia (Tupãssi) e Bom Principio (Toledo) já encerram esse ciclo da safra 21/22.

De acordo com o engenheiro agrônomo, João Mauricio Roy, pesquisador do CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), o expressivo volume de chuva foi muito importante para se estabelecer a soja de forma adequada.

A expectativa é que, com a volta do sol, o plantio da soja possa ser concluído ainda no mês de outubro. “Um cenário muito diferente do ano anterior, no qual houve um atraso na semeadura devido a estiagem. Comparado as médias históricas, ainda estamos um pouquinho atrasados, mesmo assim em uma condição satisfatória”, explica João Mauricio.


CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS
Se por um lado os expressivos volumes de chuva favorecem a emergência da soja, por outro contribuem também para o aparecimento de plantas daninhas. “Existem plantas de difícil controle, como trapoeraba, corda de viola e leiteiro que devem ser controlados com glifosato somente nos estádios iniciais, pois já temos algumas áreas que possuem interferência negativa devido a dessas plantas”, orienta o pesquisador.

Segundo ele, outra planta em que o produtor deve ficar atento é o milho tiguera, que é uma planta de rápido crescimento e interfere no desenvolvimento da soja. “Sempre que tiverem dúvidas nesses manejos, os produtores devem entrar em contato coma a equipe técnica”, relata o engenheiro agrônomo.

SEMEADURA
Nas poucas áreas que ainda não houve o plantio, os produtores devem observar a emergência de planta daninha. A orientação é fazer a semeadura sem a presença dessa planta. “Às vezes é necessário fazer mais de uma aplicação e observar as condições de semeadura. As previsões apontam que teremos uma semana sem precipitações e o ideal é estabelecer a semente da melhor forma possíveis. Uma boa produtividade está atrelada a uma boa semeadura”, conclui João Mauricio.