Portal do Agronegócio

06/01/2022
Lúcia Scandolara é o destaque do mês na suinocultura

Lúcia Scandolara é o destaque do mês na suinocultura
A Cooperada do município de Nova Aurora, Lúcia Scandolara, que atua na terminação de suínos em parceria com a Copacol, fechou o último mês do ano de 2021, com a melhor pontuação para o mês de dezembro. Com os suínos entregues ela obteve um resultado de 609 pontos.

Já o produtor Devair Tonelo Sonsin, do município de Formosa do Oeste, ficou em segundo lugar com 604 pontos. Lídia Steimbach de Nova Aurora obteve a terceira melhor pontuação, 603 pontos, Lindolfo Voss de Nova Aurora, ficou com a quarta colocação ao obter 593 pontos, Valmor Roecker Fhelipe de Cafelândia, ficou em quinto com, 593 pontos e na sexta posição empatados com 590 pontos, ficaram os cooperados, Armelindo Peres de Iracema do Oeste e Dilson Ferreira de Matos de Nova Aurora.

Lúcia Scandolara também se destacou no critério, crescimento diário, com 861,070 gramas. Já Lidia Steimbach, ficou com 853,106, Devair Tonelo obteve 840,584 gramas, Armelindo Peres com 835,333 gramas e Ítalo Rafael Sirico de Formosa do Oeste com 835,323.

Já no critério conversão alimentar de carcaça, a primeira colocação ficou para o cooperado de Nova Aurora, Valentino Fernandes, que obteve 2,612 Kg, Valmor Fhelipe, 2,645 Kg, Lúcia Scandolara 2,649 Kg, Mario Pacheco de Formosa do Oeste 2,651 Kg e Devair Tonelo com 2,653 Kg.

Dona Lúcia como é conhecida comemora o bom resultado, que lhe rendeu o título de melhor do mês. Segundo ela, o excelente desempenho está atrelado a diversos fatores: O trabalho no sítio que é feito por ela e o esposo Amilcar, com a ajuda do casal, Guilherme e Beatriz e o filho João, bem como da boa assistência técnica que oferecida pela Copacol, através da técnica Mariana.

Ela que iniciou na suinocultura ainda nos anos 90, teve a oportunidade ganhar experiência com a atividade ao longo dos mais de 30 anos de trabalho. “Naquela época era tudo mais difícil, tínhamos que manejar as porcas, realizar o trabalho de parto, cuidar dos leitões e ainda fazer a terminação dos animais, tudo de forma manual. Hoje é diferente, o sistema de produção e os manejos são bem mais práticos com modernos equipamentos, tudo melhorou. Evoluímos e crescemos na atividade junto com a Copacol, que é a nossa grande parceira”, conta dona Lúcia.

Na pequena propriedade onde a maior fonte de renda é suinocultura, dona Lúcia diz que se sente feliz, por agregar renda para o sustento da família, mas também por oportunizar emprego e renda aos seus colaboradores, os quais ela os chamam de parceiros. “Agradeço à Copacol por essa oportunidade e à Deus por nos dar saúde para continuar sempre trabalhando em busca dos melhores resultados”, enaltece a cooperada.