Portal do Agronegócio

12/01/2022
Estão abertas as condições para seguro do milho segunda safra

Estão abertas as condições para seguro do milho segunda safra
Nos últimos anos o clima tem interferido significativamente na produção agrícola da região Oeste do Paraná e neste contexto se inclui a área de atuação da Copacol. Nas últimas safras foram registradas perdas de produtividade, principalmente na cultura da soja, que é a maior aposta do produtor rural, enquanto cultura de verão.

Com isso têm aumentado a cada ano o número de produtores que contratam o seguro agrícola que é a principal ferramenta para amenizar os prejuízos ocasionados pincipalmente pela estiagem, mas mesmo assim o número de produtores que buscam o seguro ainda é considerado baixo. Menos de 1/3 das áreas de soja desta safra estão asseguradas.

Com início da colheita de seja, a Copacol através de seus parceiros já está com condições para a contratação do seguro agrícola visando a segunda safra de milho 2022, que já se inicia neste mês de janeiro.

O gerente técnico Tiago Madalosso, lembra que é importante que o produtor fique atento as condições e prazos que estão sendo disponibilizados ao seguro agrícola visando a safra de milho de inverno. “O produtor interessado deve procurar a Unidade da Cooperativa onde é feito o seu certo de contas, ou seja, a Unidade Lac, para que possa ter todas as informações necessárias, ou o técnico que o atende na sua propriedade”, explica Tiago.

Ele reforça a importância de se utilizar desta ferramenta, que tem sido importante nos últimos anos e ainda com mais intensidade nesta safra de soja. “Na média das últimas safras, as coberturas ofertadas pelo seguro agrícola são suficientes para cobrir todos os custos de produção da lavoura, inclusive com sobras. Com a adesão ao seguro agrícola, o produtor fica com uma receita garantida para cobrir ao menos os custos de produção, evitando o acúmulo de dividas. Além disso, na Copacol o produtor tem o benefício de poder contratar o seguro agrícola com prazo de pagamento para a safra”, comenta.