Portal do Agronegócio

05/05/2022
Miguel Kosinski é o destaque do mês na piscicultura

Miguel Kosinski é o destaque do mês na piscicultura
Como forma de motivar e ao mesmo agradecer os produtores que se destacam com os melhores índices produtivos, todo mês a Copacol divulga em seus canais de comunicação os nomes dos produtores que se destacam em suas atividades.

Com relação a atividade de piscicultura, no mês de abril, o cooperado do município de Cafelândia, Miguel Kosinski, se destacou com a melhor conversão alimentar entre os produtores que entregaram peixes à Copacol no período. Ele obteve uma conversão de 1.347 Kg. Também se destacou na segunda colocação, o cooperado de Cafelândia, Alex Ivan Bertoti, com uma conversão de 1.384 Kg. Já a terceira posição ficou para o cooperado também de Cafelândia, Romano Czerniej, com 1.401 Kg.

Quando o assunto é crescimento diário dos peixes, o destaque fica para o produtor, Genésio Clemente, do município de Cafelândia, que obteve um índice de 4.18 gramas. Na segunda colocação, o piscicultor de Tupãssi, Moacir Quiqueto Casaki, com 3.54 gramas e na terceira posição, o cooperado de Corbélia, Jair Sartori com 3.51 gramas.

Já com relação ao índice rendimento de filé, o produtor, Alex Bertoti se destacou com um rendimento de 37.57%, em segundo, Genésio Clemente, com 37.29% e em terceiro, o cooperado de Nova Aurora, Pedro Manzano Costa, com 37.28%.

Para o produtor, Miguel Kosinski, o bom resultado é fruto de todo um trabalho de manejo, muita dedicação, das inovações e atualizações das novas metodologias de cultivar peixe, ente outros fatores.

Segundo ele, um fator que contribuiu muito, foi a aplicação da cal, que em sua visão contribui para o controle de amônia e nitrito, o que reverte nos resultados do lote.

“Fornecer a ração no horário certo, controlar o oxigênio, utilização dos aeradores no momento ideal. E ter a atenção em todos os momentos, pois acredito que com dedicação e trabalho os resultados aparecem”, comemora o produtor.

O extensionista Sergio Picone, que presta assistência técnica ao produtor, diz que ele é bastante comprometido com a atividade e está sempre atento as orientações técnicas e diante disso sempre tem colhido bons resultados.