Portal do Agronegócio

10/05/2022
TecnoTilápia marca o primeiro dia do Copacol Agro 2022

TecnoTilápia marca o primeiro dia do Copacol Agro 2022
As atuais e futuras tecnologias voltadas para a atividade de piscicultura, foram os principais temas abordados pelo palestrante, José Luiz Mouriño, na 10ª edição do TecnoTilápia, realizado no Copacol Agro 2022.

Para Mouriño, piscicultura de precisão começa com o monitoramento de solo e boa qualidade da água e possibilita que todos os manejos subsequentes sejam fundamentadas na tomada de precisão na quantidade de insumos a serem aplicados, como correção de calagem, utilização correta dos aeradores, entre outros fatores que influenciam positivamente e revertem na boa qualidade do filé.

“As vantagens da calagem estão na zooplanta, fitoplanta, estabilidade nos parâmetros da qualidade da água: não se obter tantos picos de amônia, nitrito e nitrogênio. A calagem contribui também para o crescimento ósseo dos peixes e diminuição de surtos de mortalidade”, explica.

Segundo ele, a calagem contribui também para um menor bombeamento de água para dentro dos viveiros e na Copacol muitos produtores já estão se utilizando desta técnica, o que representa a evolução da atividade.

O gerente da integração da piscicultura na Copacol, Nestor Braun, destaca a expressiva participação dos produtores. Isso reforça o interesse que o piscicultor tem em crescer ainda mais na atividade.

Segundo Nestor, isso é o que busca a Cooperativa. “Capacitar cada dia mais o seu cooperado para o que o mesmo posso obter melhores resultados e ao mesmo tempo oferecer um produto de boa qualidade, que inclusive já ultrapassam fronteiras, com a comercialização no mercado interno e agora no externo”, destaca Nestor.

OPORTUNIDADE
Cooperado do município de Nova Aurora, Agnaldo Hinselmann foi presença marcante no Tecnotilápia. Com a esposa ele teve a oportunidade de agregar muito conhecimento e consequentemente irá aplicar no dia a dia na propriedade. “Há três anos utilizo a calagem e depois que comecei a fazer uso desta tecnologia vi meus resultados melhorarem”, conta o cooperado.

“Sempre estou atenta as novas tecnologias, seja em qualquer atividade e na piscicultura não é diferente. A realização do Tecnotilápia e o Copacol Agro são grandes iniciativas da Cooperativa, pois aqui podemos conhecer o que há de mais moderno em todas as atividades as quais a Copacol atua em parceria com os seus cooperados. Parabéns Copacol por nos oportunizar este momento de muito aprendizado.

EVENTO
O Copacol Agro segue nesta quarta-feira, 11. Haverá palestra com a influencer Camila Teles às 9h. Às 13h haverá palestra com Vania Baratto, com o tema, A importância do paisagismo rural. Às 14h haverá o Encontro Anual com os Suinocultores, com o palestrante Tom Kramer e ainda no mesmo horário, nos estandes II e III, palestra voltadas para a Agricultura e Avicultura.