Portal do Agronegócio

11/05/2022
Tecnologias para desenvolvimento atraem público ao Copacol Agro

Tecnologias para desenvolvimento atraem público ao Copacol Agro
A constante busca pelo progresso das propriedades lotou os corredores do Copacol Agro nesta quarta-feira. Mais de dois mil visitantes prestigiaram o evento realizado no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), em Cafelândia, com 80 estandes de empresas que trazem o que há de mais moderno nas atividades de Agricultura, Avicultura, Suinocultura, Bovinocultura de Leite e Piscicultura. Em diferentes estações do conhecimento foram realizadas palestras para orientações técnicas.

A atração principal do evento foi a gaúcha que compõe o ranking das 100 Mulheres mais Poderosas do Agro, Camila Telles. Produtora rural, ela é uma grande defensora do agro nas redes sociais. “Tenho orgulho desta missão herdada do meu avô, que iniciou na agricultura com muito pouco. Precisamos avançar e levar nossa mensagem para todos reforçando a importância do nosso setor, responsável por alimentar as famílias do mundo e movimentar a nossa economia”, diz a comunicadora, formada em Relações Públicas, e que viralizou nas redes sociais fazendo uma paródia enaltecendo a importância do agronegócio.

Integrantes do Grupo de Jovens da Copacol estiveram na palestra e reforçaram o orgulho em pertencer a um setor tão importante para o País. “É muito satisfatório ver que o agronegócio envolve todo o Brasil e fazemos parte disso. Atuo em avicultura na nossa propriedade e pretendo seguir os passos dos meus pais”, afirma o filho de cooperados em Cafelândia, Willian Alba.

SUCESSÃO FAMILIAR
A propriedade é um grande negócio onde é possível obter renda e qualidade de vida para toda a família: esse é o pensamento da Copacol, que estimula a sucessão. A capacitação ocorre por meio de capacitações contínuas e programas como o Conecta e o Coopera. “É fundamental a participação do jovem no campo: são eles que vão dar continuidade a todo esse trabalho desenvolvido pelas gerações anteriores. Estamos muito felizes em ver que a Cooperativa proporciona esse suporte: oferecemos segurança que vai de geração em geração”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.

VISITA À COOPERATIVA
Camila Telles realizou uma visita à estrutura da Cooperativa: esteve no CPA onde são desenvolvidos os estudos realizados e que beneficiam todas as atividades, passou pela UPA (Unidade de Produção de Alevinos) para conhecer o modelo pioneiro de integração na piscicultura e também esteve na propriedade do cooperado Alir Carneiro: exemplo de trabalho integrado entre pais e filhos. “É uma honra visitar a Copacol e ver de perto esse trabalho. Parabéns aos produtores pelo trabalho”.

ATRATIVOS
O Copacol Agro continua nesta quinta-feira. Respeitado no setor agrícola, Alexandre Mendonça de Barros, engenheiro agrônomo e economista que exerceu grande orientação aos produtores rurais durante a pandemia. Barros estará com os cooperados, às 9h, no palco principal do CPA. Hoje às 13h Vania Rejane Baratto, vai apresentar A importância do paisagismo na vida rural; e às 14h Edson Marangoni traz o que há de mais moderno na Avicultura 4.0: ele atua no setor há 27 anos.

Estão em andamento painéis de híbridos, com experimentos realizados no CPA: as apresentações ocorrem diariamente, em dois horários: às 11h e às 15h.
Já a Bovinocultura de Leite terá um importante encontro hoje, às 14h, com Tiago Ferreira, médico veterinário gerente técnico da Alta Brasil: ele traz aos bovinocultores de leite as novidades em tecnologias para a atividade.

A programação completa está em copacolagro.com.br