Portal do Agronegócio

12/05/2022
Paisagismo Rural é temática no Copacol Agro

Paisagismo Rural é temática no Copacol Agro
A Importância do Paisagismo na Vida Rural é um dos temas abordados no Copacol Agro 2022. Além de proporcionar um visual organizado na propriedade, esse zelo reflete na qualidade de vida das famílias que vivem no campo.

A paisagista e engenheira agrônoma Vania Rejane Baratto apresentou dicas que vão muito além de estética e harmonização das plantas: trata-se de um planejamento indispensável à manutenção e equilíbrio do ecossistema.

Antes de desenvolver o paisagismo rural na propriedade é preciso analisar o ambiente como um todo e entender as necessidades e condições do local. “Levantar os prontos críticos da propriedade é o primeiro passo. Devemos identificar os problemas de conservação, como lenha, telhas, cercas, restos de materiais, até chegar ao planejamento de saneamento básico. Só então o ambiente estará, de fato, pronto para iniciar a jardinagem. Tudo isso compõe o paisagismo”, explica Vania.

Manter a conservação da natureza é um dos principais pontos destacados, pois é isso que determinará as características do projeto paisagista. “É preciso identificar o que realmente é lixo no ambiente em que se vive. Materiais que não podem ser reutilizados na composição precisam ser retirados. Folhas não são lixos: elas fazem parte da recomposição do solo, trazem vida às plantas”, complementa Baratto.

Durante a palestra, os produtores puderam receber, ainda, orientações que favorecem o paisagismo com baixo custo. “Nós precisamos explorar tudo o que a natureza nos fornece e saber aproveitar o material disponível na propriedade para formar, a partir disso, o nosso jardim dentro das nossas condições”, comenta.