Portal do Agronegócio

12/05/2022
Correção do solo é essencial para bons resultados

Correção do solo é essencial para bons resultados


Preparar o solo para que a semente possa explorar o máximo do seu potencial é um fator de muita atenção. Entre as práticas agrícolas destacadas no primeiro Copacol Agro 2022 está a correção do solo com o uso de calcário e gesso. As informações foram apresentadas professor da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Marcelo Augusto Batista.

“Através dos experimentos locais e regionais nós conseguimos ter precisão nas informações que são transmitidas aos produtores que buscam melhores produtividades a cada safra. O uso desses corretivos é uma prática importante para que os fertilizantes tenham eficiência, aumentando assim as margens de produção”, enaltece Marcelo.

A principal orientação é que os produtores façam a análise de solo antes de iniciar qualquer tipo de manejo e obtenha informações precisas da qualidade do solo. “O que define produtividade é basicamente a genética, clima e as condições do solo. E o produtor precisa identificar essas condições e características do solo, que só é possível por meio de uma análise detalhada”, explica o professor.

Entre as características que precisam ser analisadas estão o PH, Potássio e Fósforo. “Aqui na região da Copacol se produz muito e por isso é necessário repor esses nutrientes no solo, corrigindo de maneira correta para que o sistema funcione, tenha equilíbrio. Quando se tem um bom diagnóstico do solo, o produtor vai saber onde e como aplicar o seu dinheiro”.

O gerente técnico agrícola, Tiago Madalosso, enaltece a importância do tema para a agricultura como um dos principais fatores para alcançar melhores produtividades. “Nós trouxemos novamente o assunto sobre correção de solo para o produtor entender as nossas orientações, o que o CPA [Centro de Pesquisa Agrícola] está posicionando sobre os manejos alternativos. Nós focamos na fertilidade do solo, pois entendemos que ela é a base para altas produtividades. Pesquisas realizadas aqui já completam 18 cultivos, que nos proporcionam informações importantes para compartilhar com os produtores de maneira segura”, conclui Tiago.