Portal do Agronegócio

12/05/2022
Avicultura 4.0 é tema de palestra no Copacol Agro

Avicultura 4.0 é tema de palestra no Copacol Agro
Ao longo de quatro décadas na atividade avícola, a evolução é uma constante e fica ainda mais evidente e quando se fala em aplicação das novas tecnologias. Foi com este propósito que durante os três dias do Copacol Agro, que a Copacol apresentou aos avicultores o modelo 4.0: a busca é pela automatização de todo o sistema, principalmente dentro da granja.

Para Edson Marangoni, gerente comercial da InoBran, que palestrou no evento, o produtor deve ficar atento para essa nova realidade, pois segundo ele, já não é mais possível produzir frango sem a aplicação dos recursos tecnológicos.

Com relação ao cenário nacional, ele conta que o Paraná é o estado que tem o maior volume de produção e a Copacol tem grande parcela de contribuição neste volume.

“A Copacol está sempre na frente. Ela é a percussora na atividade e está constantemente buscando o que há mais moderno e avançado, por isso que se tornou ao longo dos anos uma referência, e com isso seus integrados estão sempre atualizados, produzindo frango de qualidade, servindo e tendendo as demandas dos mais exigentes mercados, internos e externos”, comenta Marangoni.

MUDANÇA NOS GALPÕES
Gerente da integração Aves, Douglas da Silva, diz que os resultados mostram a evolução da atividade e isso acontece em um momento em que as novas tecnologias estão sendo aplicadas nos galpões dos produtores. “Nosso produtor entendeu que é preciso evoluir e se observamos de ondes saímos há 40 anos. Os avanços foram muitos. Hoje já não é mais possível produzir frango como produzíamos há 10 anos atrás, imagina há 40 anos".

A evolução de toda a cadeia produtiva na Cooperativa, aliada aos novos métodos de manejos e recursos tecnológicos no campo, fazem a diferença e torna a Copacol cada vez mais competitiva no mercado.

“Tenho três modelos de aviários: um com baixa tecnologia, outro com media e outro com a mais avançada. Com isso consigo ver toda a diferença de resultado, bem como da mão de obra do galpão equipado de tecnologia”, conta o cooperado do município de Rancho Alegre do Oeste, Agnaldo Iadicola, que participou do terceiro dia do Copacol Agro 2022.

Augustinho Exteocketer, de Nova Aurora, é um grande defensor das novas tecnologias. Ele acredita que sem o acompanhamento tecnológico não é mais possível produzir com resultados. Ele parabeniza à Copacol por estar sempre buscando inovar e transmitir toda essa inovação ao produtor para que ele possa colher os resultados evoluir em sua atividade.