Portal do Agronegócio

18/05/2022
Pesquisas do CPA são apresentadas no IX Congresso Brasileiro de Soja

Pesquisas do CPA são apresentadas no IX Congresso Brasileiro de Soja
A equipe de pesquisadores e agrônomos do CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) da Copacol, participam da 9ª edição do Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e Mercosoja 2022, que acontece em Foz do Iguaçu-Pr. O evento teve inicio na segunda-feira, 16, e segue até amanhã, 19.

Além de apresentar algumas pesquisas realizadas no CPA, a participação da equipe da Copacol no congresso busca agregar conhecimento sobre a cultura que posteriormente poderá ser aplicado a campo pelos cooperados, com foco em melhores produtividades e rentabilidade.

O gerente técnico, Tiago Madalosso, diz que mais do que apresentar os estudos realizados no CPA está o relacionamento com outras pessoas que trabalham com a soja, conhecendo outras realidades e o que está sendo feito em outras regiões, além de manter contato e trocar ideias.

“Trouxemos os últimos trabalhos de pesquisa do CPA para serem expostos aqui e isso dá uma grande visibilidade da nossa Cooperativa para todo o Brasil e América do Sul. De todas as pesquisas que realizamos no nosso Centro de Pesquisa, 19 foram expondo no Congresso. Isso é um orgulho para nós da Copacol”, destaca Tiago.

CONGRESSO
O CBSoja é promovido desde 1999, pela Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e nesta edição é realizado em conjunto com o Mercosoja 2022, principal evento científico de soja do Mercosul. No Brasil, a ACSOJA conta com a Embrapa Soja, entre outros parceiros em sua organização desde sua primeira edição em 1999.

O evento reúne aproximadamente dois mil participantes provenientes de todas as regiões do Brasil e diversos outros países. O IX CBSoja e Mercosoja 2022 é uma oportunidade de interagir com renomados especialistas do mundo todo de vários segmentos ligados ao complexo soja. Além disso, possibilita maior conhecimento sobre os temas que estão na fronteira do conhecimento, proporciona estabelecimento de networking com grandes e inovadoras empresas do setor e permite o debate diretamente com pesquisadores sobre os avanços tecnológicos.

PRODUÇÃO
Na safra 2020/2021, o Brasil produziu aproximadamente 256 milhões toneladas de grãos, de acordo com levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sendo 138 milhões de toneladas de soja, produzidas em cerca de 40 milhões de hectares, consolidando o País como líder mundial na produção e na exportação do grão.