Portal do Agronegócio

26/05/2022
Como lidar com mudanças? Esse é o foco do Eneagrama

Como lidar com mudanças? Esse é o foco do Eneagrama
As integrantes dos Grupos Femininos estão reunidas nesta semana para desenvolver o treinamento de eneagrama, realizado pela Copacol em parceria com o Sescoop/Pr (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). São três dias de treinamento com foco em ferramentas que auxiliam na melhoria do relacionamento interpessoal.

Descobrir e refletir sobre os pontos positivos e negativos quanto a maneira de lidar com as mudanças diárias possibilitam o entendimento do trabalho nas propriedades, das relações familiares e do convívio social, como destaca a assessora de Cooperativismo da Copacol, Elizete Lunelli Dal Molin.

“Os grupos femininos tem um papel importante dentro e fora da Cooperativa. Desenvolver e capacitar essas integrantes faz com que elas estejam preparadas para constantes mudanças e enriquecendo as relações interpessoais”, enaltece a assessora.

Entre os principais desafios do treinamento, está o desenvolvimento pessoal, ou seja, o entendimento sobre si mesmo e também sobre como lidar melhor com as outras pessoas, entender como elas pensam, sentem, agem e interagem, como explicam os instrutores do treinamento, Denise Benetti Steimann e Eliomar Steilmann.

“Tudo isso através do estudo dos tipos comportamentais, identificação e reprogramação de crenças, tornando possível a cada participante fazer ajustes conscientes em comportamentos e ações para melhorar relacionamentos na família, trabalho e demais áreas da vida”, comenta Denise/Eliomar.

O que é eneagrama?
Podemos chamar o Eneagrama de sistema, pois através dele é possível compreender um pouco mais da psique humana, como por exemplo, o que fazemos e o que nos motiva a realizar determinadas ações.
O Eneagrama é desenhado como uma figura geométrica, nela estão representados os 9 tipos de personalidades comuns na natureza humana. Essa figura de nove pontas pode ser um grande passo para o desenvolvimento, já que ela permite chegar a um nível de mais autoconhecimento quando usada de maneira correta.
A lógica do eneagrama é que o fim sempre possibilita bons começos.