Portal do Agronegócio

24/06/2022
Biosseguridade e rastreabilidade são temas do 2º módulo do Conecta Peixe

Biosseguridade e rastreabilidade são temas do 2º módulo do Conecta Peixe
Aprender mais sobre o processo de criação de tilápias e se preparar para o futuro da atividade, são os principais motivos que levam o jovem, Vinicius Debiazi de Nova Aurora, a participar do Conecta Peixe, o qual teve o seu 2º módulo realizado nesta quinta-feira 23, no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola).

Com a participação de 21 jovens, nesta etapa a biosseguridade e a rastreabilidade, foram temas da palestra proferida pelo médico veterinário, Rodrigo Zanolo, da empresa parceira da Copacol SMD.

Segundo Zanolo, para se evitar que enfermidades cheguem até os viveiros de produção, são necessárias medidas de boas práticas e aliado a isso, está o bem-estar animal. “Tilápias com saúde, bem manejadas, minimizam as possibilidades de entradas de enfermidades, possibilitando assim a produção de um peixe de boa qualidade que atende o consumidor da melhor forma possível”, salienta.

Zanolo observa um grande interesse dos jovens pela atividade, uma vez que eles serão os sucessores nesta caminhada. “Houve uma grande conectividade e interação entre todos, até porque o modelo produtivo da Copacol, é mais competitivo se comparado a outros modelos e isso permite que o produtor tenha uma gestão mais definitiva das enfermidades e esses jovens terão a missão de dar sequência neste trabalho e para isso estão buscando capacitação”, explica.

O gerente da integração Peixes, Nestor Braun, ressalta que o Conecta Peixe tem o objetivo, além de despertar o interesse do jovem pela sucessão da atividade, mostrar como funciona todo o processo, as oportunidades, mas também os desafios que vem pela frente.

PROGRAMAÇÃO
Ao todo são quatro módulos: no primeiro encontro realizado no dia 19 de abril, foi abordado o tema, genética, e neste encontro, biosseguridade e rastreabilidade.
Já o próximo módulo está previsto para o dia 25 de agosto. Nesta ocasião além abordar a nutrição, haverá também uma visita as fábricas de rações e o 4º e último encontro, está previsto para o dia 20 de outubro, e traz o tema abate. Haverá também uma visita a Unidade Industrial de Aves em Cafelândia.