Portal do Agronegócio

02/08/2022
Vivencial em piscicultura capacita extensionistas da Copacol

Vivencial em piscicultura capacita extensionistas da Copacol
Os técnicos e engenheiros de piscicultura da Copacol tiveram uma experiência diferente. Eles trocaram de lugar com o piscicultor e sentiram na pele como é o dia a dia do profissional que fica no campo. Eles renovaram conhecimento e colocaram a mão na massa nos afazeres da atividade: medição de oxigênio, aplicação de cal e alimentação dos peixes.

A atividade faz parte das estratégias da Cooperativa para que os profissionais saibam e entendam quais as dores do produtor rural e de que forma eles, como profissionais da área, podem ajudar da melhor forma.

O vivencial durou o dia todo. Os extensionistas chegaram na propriedade ainda no nascer do dia e somente saíram quando o sol já estava se despedindo. Essa experiência ajuda a não somente reciclar conhecimentos, mas também para que os profissionais saibam quais as melhores estratégias para indicar ao piscicultor.

Para o extensionista Alan Luiz, que está há cinco meses na Copacol, a experiência foi enriquecedora. “É extremamente importante essa atividade porque sempre vemos somente o lado do extensionista e aqui conseguimos ver as reais dificuldades que o produtor enfrenta no dia a dia e como podemos ajudar ele a passar por isso”.

A supervisora de Assistência Técnica em Psicultura, Juliana Losch, explica que a atividade é uma forma de fazer com que o profissional entenda na prática de que forma as orientações que ele dá ao produtor impactam na produção. “Toda a nossa equipe técnica está vendo na prática tudo aquilo que eles recomendam ao produtor no dia a dia. Assim, o intuito desse vivencial é que eles vivam no campo aquilo que eles sempre recomendam ao produtor. Existe uma diferença na recomendação que é feita quando se sabe somente a teoria e quando o extensionista sabe na prática, com a experiência que ele teve no campo”, afirma.

ALCANÇAR A EXCELÊNCIA

O trabalho feito pela Cooperativa para os extensionistas foi aprovado pelos profissionais. “É muito bacana porque por mais que realizemos todos os dias esse trabalho, tendo toda a equipe junto, trocando experiências e ideias torna tudo mais dinâmico e enriquecedor”, comenta o extensionista Vinícius Ribeiro.

Além disso, é uma oportunidade para o profissional ter mais empatia e entender melhor as reclamações e problemas do piscicultor. “Vindo aqui e colocando a mão na massa é uma grande experiência e mostra como é um trabalho difícil muitas vezes. Conseguimos ter uma nova perspectiva do produtor e de como é para ele fazer o manejo”.

O gerente de Integração de Peixes da Copacol, Nestor José Braun, explica que com atividades como essa a Cooperativa auxilia o produtor a ter melhores resultados e uma performance de excelência. “Buscamos melhorar cada vez mais a performance no campo, junto aos cooperados. Por isso é essencial que invistamos em treinamento e qualificação das pessoas”.

Ele comenta que com um treinamento como este os extensionistas tem a oportunidade de viver em um dia o que o cooperado vive todos os dias no campo. “Assim, as equipes melhoram os procedimentos que aplicam e buscam melhorias do que estão fazendo. O objetivo disso tudo é tornar a equipe de excelência, fazendo com que o cooperado também tenha melhores resultados, evoluindo na atividade”, diz.