Portal do Agronegócio

05/08/2022
Agregar conhecimento para melhores resultados na avicultura

Agregar conhecimento para melhores resultados na avicultura
Aprimorar as técnicas de manejo na atividade da avicultura é fundamental para alcançar melhores resultados. Para auxiliar os produtores no processo de produção diário de frango de corte, a equipe técnica precisa estar por dentro de todas novidades tecnológicas disponíveis no mercado.

Para isso, a Copacol oferece constantes treinamentos para os profissionais que estão no campo prestando assistência aos produtores. São eles os responsáveis por levar até a propriedade rural as informações importantes e necessárias para realizar os manejos recomendados para a atividade.

Durante esta quarta e quinta, 3 e 4 de agosto, todos os extensionistas e médicos veterinários da Copacol desenvolveram um treinamento sobre o uso de painéis controladores, utilizados para auxiliar o produtor no monitoramento dos galpões.
Em meio a tantos desafios na atividade, a inovação e a tecnologia são fundamentais para supera-los. “São fatores que auxiliam e melhoram o trabalho do produtor, facilitando o manejo diário. E para nós da equipe, foi importante para nos integrar, qualificar e capacitar com mais conhecimento para que possamos levar as informações corretas até os avicultores”, ressaltou Maria Penha Demarco, extensionista da Copacol na região de Jesuítas.

Alinhamento técnico
O gerente da integração de aves, Douglas da Silva, destaca a necessidade das informações estarem alinhadas entre a equipe e o cooperado para que juntos possam alcançar índices de eficiência produtiva cada vez maiores. “Esse treinamento teve o objetivo de oferecer melhor entendimento das funções e o uso correto do painel de controle dos aviários. Nosso papel é levar até o cooperado a informação correta, buscando a excelência na produção com resultados expressivos”, afirma.

Aprendizado constante
Ao longo dos anos, a Cooperativa e os cooperados, precisaram se adaptar às inovações disponíveis no mercado e também com as mudanças constantes. Equipamentos modernos tiveram que ser incorporados aos galpões e o aprendizado se fez necessário. “Nós tivemos aulas teóricas e práticas para entender todo o sistema do controlador, observando as várias funcionalidades do equipamento, a sua eficiência real e simulando situações que podem acontecer durante o lote. Mesmo com a assistência das empresas que fornecem os equipamentos, a equipe técnica e o produtor precisa entender sobre o funcionamento para conseguirem corrigir possíveis erros, evitando perdas na produção”, explicou Ricardo Clemente, supervisor da equipe técnica da avicultura da Copacol.

Modernização
O executivo de vendas da Inobram Automações, Maikon Mozart, foi um dos responsáveis pelo treinamento com a equipe técnica. Ele ressalta as novas tecnologias disponíveis no agro, principalmente na avicultura que demanda por maior e melhores soluções práticas. “O painel controlador possui inúmeras funções que auxiliam e facilitam o trabalho do produtor. Nos últimos anos, a tecnologia tem emergido cada vez mais, fazendo com o que o agro como um todo acompanhem essa evolução: todos os dias a atividade demanda por novas necessidades e em todos os aspectos. Por isso é tão importante o produtor investir em tecnologias que possibilitam atender as recomendações de produção”, afirma.