Portal do Agronegócio

05/08/2022
Copacol beneficia 20 instituições sociais do PR, MS e DF em ações do Dia C

Copacol beneficia 20 instituições sociais do PR, MS e DF em ações do Dia C
Uma grande mobilização em favor da comunidade: assim pode ser definido o Dia C, o Dia de Cooperar, realizado pela Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) em ações simultâneas em diferentes regiões do País. Do sul ao centro-oeste brasileiro, a empresa engajou produtores rurais, colaboradores e clientes para cooperar em mais uma edição da campanha.

Ao todo, foram mais de dez toneladas de alimentos doados para famílias em vulnerabilidade social e entidades que atuam com atendimento a pessoas com deficiência, idosos e crianças. Foram mais de 20 instituições beneficiadas em cidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Em Formosa do Oeste, no Paraná, foram 160 cestas básicas arrecadadas na campanha e que tiveram como destino a Pastoral da Igreja Católica – os alimentos chegaram até as famílias incluídas em ações sociais do município. “Não tinha como alimentar meus filhos. A doação veio na hora certa. Estou desempregada e cuido sozinha dos meus três filhos. Só posso agradecer a todos que ajudaram”, diz Diane Benedito de Lima, beneficiada da ação em Jotaesse, Tupãssi, Paraná.

Com participação no desenvolvimento das comunidades onde está inserida, a empresa uniu forças para executar atividades de impacto trazendo benefícios a todos. Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, os colaboradores dedicaram um dia para doar sangue ao Hemocentro. “Nunca tinha doado sangue e agora me tornei doadora. O sentimento é de gratidão de poder ajudar ao próximo”, diz a vendedora do mercado interno, Mirilainy Rodrigues Oliveira, que atua na filial da Cooperativa em Campo Grande.

Em Luziânia, Goiás, materiais de higiene arrecadados pela filial da Copacol em Brasília beneficiaram o Lar dos Idosos e também marmitas foram entregues para desabrigados na Central de Abastecimento do Distrito Federal. “Vamos continuar com nossas ações o ano todo. É muito bom poder ajudar a transformar a realidade para melhor”, afirma Tiago Moratelli, gerente da Unidade de Vendas da Copacol em Brasília.

Outra importante mobilização do Dia C da Copacol ocorreu em escolas públicas de Planalto, Pranchita e Capanema, no sudoeste do Paraná. Além da limpeza nas áreas internas, os colaboradores se uniram para reformar depósitos e parques infantis. “Fico emocionada ao ver essa reforma: estudei aqui e hoje minha filha estuda no mesmo lugar. Parabéns a todos que fizeram parte dessa mobilização”, diz Elizandra Botccher, que acompanhou a ação na Escola Municipal Afonso Arinos, em Capanema.

BEM PARA TODOS
Com as doações foram beneficiadas Apaes, Pastorais da Criança, Cáritas Diocesana, Casas de Apoio para pacientes em tratamento ao câncer, Lares de Idosos, Casas de Acolhimento para crianças e adolescentes em Cafelândia, Jesuítas, Cascavel, Formosa do Oeste, Goioerê, Jotaesse, Nova Aurora e Toledo – no oeste paranaense. Já em Capanema, Planalto e Pranchita, no sudoeste, houve revitalização em escolas, e em Pérola do Oeste, um café especial foi servido para alunos, pais e professores da Apae. Um dos princípios do cooperativismo é auxiliar e desenvolver a comunidade em que a Cooperativa está inserida. “O Dia C é o momento de proporcionarmos à comunidade essa contrapartida. Mobilizamos a todos para beneficiar instituições e famílias mais necessitadas. Nesse ano conseguimos aumentar a abrangência de ações, multiplicando as benfeitorias. Queremos parabenizar a todos envolvidos”, destaca o diretor-presidente, Valter Pitol.

MUITAS AÇÕES
Devido ao grande volume de ações, o Dia C da Copacol virou Mês do Cooperativismo: as atividades ocorreram durante julho inteiro. Colaboradores, integrantes dos Grupos Femininos, cooperados e parceiros de todas as unidades estiveram unidos na campanha. “A Cooperativa sempre esteve bastante presente nas comunidades através de seus projetos sociais e também do Dia C e do Outubro Rosa. O sentimento que fica agora é de gratidão a todos”, afirma a assessora de Cooperativismo da Copacol, Elizete Dal Molin.

A COPACOL
Referência na produção de alimentos no Brasil, a Copacol envia seus produtos para mais 76 países. Com vínculos cooperativistas, a empresa tem em sua base o desenvolvimento econômico e social das regiões onde está inserida, começando pelos seus 6,9 mil cooperados – produtores rurais que atuam com avicultura, agricultura, suinocultura, piscicultura e bovinocultura de leite. A Cooperativa tem como meta atingir um faturamento de R$ 9 bilhões por meio das atividades neste ano. Em 2021, a empresa pagou R$ 291 milhões em impostos, que são convertidos em obras e serviços públicos nos municípios, beneficiando toda a comunidade. Com 16 mil colaboradores, a Copacol possui reconhecimentos importantes por valorizar e incentivar o profissionalismo na empresa: obteve o selo GPTW, Um Ótimo Lugar para se Trabalhar, e também recebeu o Prêmio Melhor Empresa do Agronegócio, pela LIDE Paraná.