Portal do Agronegócio

05/08/2022
Florino Buss é o destaque do mês na suinocultura da Copacol

Florino Buss é o destaque do mês na suinocultura da Copacol
O mês de julho foi marcado por expressivas pontuações no sistema de integração de suinocultura da Copacol.

O cooperado de Cafelândia Florino Buss, foi o destaque do mês com 620 pontos de IEP (Índice e Eficiência Produtiva). Logo na sequência com a segunda melhor pontuação para o período, vem os produtores, Claudio José dos Santos de Nova Aurora e Fábio Dalmagro de Cafelândia, que ficaram empatados com 618 pontos.

Outro empate foi registrado pelos cooperados, Omar Rodrigues, de Iracema do Oeste e Milton Carlos Troian de Cafelândia, que ficaram com a terceira posição, obtendo 616 pontos. A quarta colocação do mês com 607 pontos, ficou para o suinocultor de Jesuítas, Armelindo Joaquim Thomé. Em quinto lugar empatados, ficaram os cooperados, Nelson Mazorana e Lúcia Stokinguer Scandolara de Nova Aurora, com 605 pontos.

Os produtores, Armelindo Joaquim Thomé, Florino Buss, Claudio José dos Santos, Anair Felippe Locks e Luciane Cristina Roesller, se destacaram no período em conversão alimentar.

Já no critério crescimento diário, os melhores resultados ficaram para os suinocultores: Fabio Dalmagro, Omar Rodrigues, José Effting, Lucia Scandolara e Milton Troian.

Há vários anos na atividade, Florino diz que o resultado o deixa motivado, e é fruto de uma boa parceria com a Cooperativa, que lhe dá todo o suporte no sistema de terminação.

Segundo ele, outro fator que contribui para o bom resultado, foi a boa assistência técnica e veterinária, com relevantes orientações para o bom desempenho dos suínos. “Estamos muito contentes com a atividade, inclusive já estamos promovendo ampliação para mais 600 cabeças, com moderna estrutura que atende os padrões da Copacol”, destaca o cooperado.

“Obtivemos um resultado muito bom, tudo isso é uma somatória de esforços que envolve a participação do nosso colaborador que se dedica nos manejos com os animais, com boa assistência técnica e veterinária, enfim é uma união de esforços de todos os envolvidos no processo de produção. Nunca nos faltou assistência e nem apoio da Cooperativa, tudo isso nos motiva ainda mais a continuar em busca de melhores resultados”, conta Izabela Buss, que está no último ano de medicina veterinária e já segue os passos do avô na atividade.

A extensionista Rafaela Braganholo Secco, que atende o produtor, diz que se sente feliz em poder contribuir com as orientações, que culminou com o bom resultado. “Ele é um produtor dedicado, sempre atento aos manejos, enfim o produtor e a neta, trabalham como empreendedores, pensam no futuro e a gente fica muito contente com esse resultado”, conta Rafaela.