Portal do Agronegócio

04/08/2011
Palestra destaca perspectivas econômicas

Palestra destaca perspectivas econômicas
A Copacol, além de promover o desenvolvimento econômico do seu quadro social com atividades diversificadas, também busca através de palestras e cursos repassar informações que auxiliam na administração das propriedades rurais.

Com esse propósito, foi realizada no dia 3 de agosto, uma palestra na Associação dos Funcionários da Copacol em Cafelândia, com o economista Juan Pedro Jansen Perdomo, da empresa Tendências Consultoria Integrada.

Durante a palestra foram repassadas informações sobre a Conjuntura Econômica focando fatores como moeda, emprego, PIB, dólar, câmbio, exportação, importação, investimentos e também uma perspectiva da economia do Brasil e mundial até 2014.

Segundo o palestrante, o Brasil deve desacelerar um pouco o seu crescimento mantendo a média do governo Lula de 4%, deixando a inflação na meta sem grandes oscilações. Já a economia dos Estados Unidos e dos principais países da Europa, não terão grandes percentuais de crescimento, devido à crise financeira de alguns países com a Grécia, Portugal e Irlanda, que estão mantendo uma recuperação de forma lenta.

“Para o agronegócio as perspectivas são boas, principalmente devido à demanda do mercado chinês de grãos e proteína animal, que devem manter os preços favoráveis para os produtores nos próximos anos”, destaca Juan Jansen.

Para o diretor-presidente da Cooperativa, Valter Pitol, a Copacol, que tem seus negócios voltados para a produção de alimentos, as previsões repassadas durante a palestra são promissoras tanto para mercado interno, quanto para as exportações.

“Devemos produzir com qualidade e tecnologia para manter um custo de produção baixo e assim sermos competitivos no mercado gerando receita para a Cooperativa e os associados”, finaliza Pitol.

Ao todo participaram da palestra cerca de 250 associados, que tiveram a oportunidade de acompanhar as tendências da economia brasileira e mundial.