Portal do Agronegócio

30/11/2023
Crianças escrevem sobre os 60 anos da Copacol e são premiadas pelo CooperJovem

Crianças escrevem sobre os 60 anos da Copacol e são premiadas pelo CooperJovem
A transformação de realidades pela cooperação da Copacol mexeu com a criatividade de estudantes de escolas públicas do Oeste do Paraná participantes do Programa CooperJovem. As crianças mergulharam fundo nos princípios do cooperativismo, tiveram o privilégio de visitar indústrias da empresa e foram desafiadas a elaborar uma redação sobre os 60 anos da primeira Cooperativa da região: a Cooperativa Agroindustrial Consolata.

Para contribuir com o desenvolvimento da comunidade, a Copacol incentiva a disseminação do conhecimento por meio de ações como esta. O Programa CooperJovem tem como objetivo formar protagonistas na formação de uma sociedade consciente e próspera, promovendo a educação empreendedora, financeira e ambiental. Em parceria com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), atividades foram desenvolvidas com as turmas de 4º e 5º anos, após a capacitação de professores da rede municipal de ensino de Nova Aurora, Formosa do Oeste, Goioerê e Iracema do Oeste. “Atuar no progresso da região faz parte dos nossos propósitos. Além de gerar emprego e renda para milhares de famílias também incentivamos a evolução educacional e cultural. Em 60 anos de atuação tivemos grandes progressos e temos a convicção que com o potencial das novas gerações vamos chegar mais longe, proporcionando uma sociedade mais justa para todos”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

CONCURSO DE REDAÇÃO
As redações dos estudantes passaram por bancas de avaliação onde foram avaliados critérios como criatividade, coerência, originalidade, clareza, sequência de ideias e vocabulário. “Em cada fase, os alunos encaram diferentes desafios e desenvolvem habilidades com base em quatro eixos temáticos. Para alcançar esses objetivos, eles precisam compartilhar talentos e decidir como solucionar os desafios. As crianças foram incentivadas a participar do concurso de redação, despertando o hábito a paixão pela leitura, fortalecendo a importância do cooperativismo em nossa sociedade”, afirma Elizete Lunelli Dal Molin, assessora de Cooperativismo da Copacol.

Cada município teve uma redação destaque na categoria infantil. Como reconhecimento, os alunos que tiveram a maior pontuação receberam uma bicicleta. As professoras também ganharam um presente especial.

PREMIAÇÃO
O encerramento das atividades do CooperJovem em 2023 contou com a presença 550 crianças que vieram em caravanas dos municípios de toda a região participar da premiação feita pela Diretoria da Copacol. Com orientação de monitores, os estudantes tiveram um dia inteiro de diversões na Aercol em Cafelândia, com direito a brinquedos infláveis, lanches e guloseimas.
De Goioerê, a vencedora foi a aluna Isabela Maria Nabas do Carmo (professora Sueli Albuquerque Santana); de Formosa do Oeste, a aluna vencedora foi Aghata Sophia Silva Bueno (professora Elis Regina de Andrade Almeida); de Iracema do Oeste, a vencedora foi Geisiely Rodrigues do Nascimento (professora Silmara Fernandes de Carvalho); de Nova Aurora, a vencedora foi Isabely Levorato (professora Marlene Devigili).

ESCOLAS PARTICIPANTES
Participaram da edição de 2023 do Programa CooperJovem: de Nova Aurora, as escolas Santos Dumont, Eugênio Mezzon, Fernando Esser, Custódia Colbalcho Tragueta e José Henrique da Silva; de Iracema do Oeste a Escola Professora Aparecida Rodrigues Caneloz; de Formosa do Oeste, a Escola Nilza de Oliveira Pipino; de Goioerê, as escolas Jardim Primavera, Cecília Meireles, Liduína Alves Gondim Primo, Ladislau Chicórski, Monteiro Lobato, Doutor Daniel Portela, José Jesus Cavalcante e Onive dos Santos.