Portal do Agronegócio

01/12/2023
Copacol identifica ferrugem asiática e orienta produtores

Copacol identifica ferrugem asiática e orienta produtores
Com condições climáticas propícias para a proliferação, um dos primeiros focos de ferrugem asiática em lavoura comercial foi identificado em uma propriedade na área de atuação da Copacol. Por isso, a Cooperativa alerta sobre os manejos que devem ser realizados para o controle da doença.

O caso foi registrado em uma plantação no município de Cascavel, Oeste do Paraná. “Alertamos para que os produtores fiquem atentos quanto aos manejos necessários na cultura. É preciso estabelecer ações que devem ser tomadas imediatamente, como o intervalo na aplicação de fungicidas de no máximo 14 dias e a utilização de fungicidas multiuso”, recomenda João Maurício Roy, engenheiro agrônomo gerente técnico do CPA, o Centro de Pesquisa da Copacol.

João comenta ainda que a rotação de fungicidas torna-se eficaz no controle, aliada a outras ações contra a ferrugem asiática, uma doença que afeta a produtividade e encontra condições ideais para proliferação devido as altas temperaturas e umidade elevada. Para esclarecer as dúvidas, os agrônomos da Cooperativa estão de prontidão para atender aos cooperados e indicar os procedimentos adequados em cada região de atuação. “O clima está favorável para a ocorrência da ferrugem. Sabemos que nas últimas semanas o produtor teve dificuldade de entrar nas áreas para realizar o manejo, por conta das chuvas. No entanto, é essencial persistir no manejo para evitarmos que a doença se espalhe”.