Portal do Agronegócio

04/12/2023
Formação incentiva a participação de cooperados nas decisões da Cooperativa

Formação incentiva a participação de cooperados nas decisões da Cooperativa
Cooperativismo, liderança, governança, planejamento estratégico, gestão de conflitos e projetos foram conteúdos aplicados aos jovens filhos de cooperados que tiveram a oportunidade de participar do Programa de Certificação de Conselheiros.

Desenvolvida pela Copacol em parceria com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e o ISAE Brasil (Instituto Superior de Administração e Economia), a ação prepara os produtores rurais para exercer cargos nos conselhos de Administração e Fiscal da Cooperativa. “Com a formação passei a entender o funcionamento administrativo da Cooperativa. Com o nosso projeto de conclusão percebemos a diferença que esse trabalho proporciona à vida das pessoas, e acima de tudo para o produtor rural. Essa capacitação possibilita maior participação no que é nosso”, afirma Luana Pereira Blanco Gerona, filha de cooperados em Nova Aurora.

Quem também participou do programa e foi o jovem cooperado de Jesuítas, Leandro Gervásio Mori. “Foi uma grande oportunidade ter participado deste programa que me proporcionou conhecer um pouco mais com é feita a gestão da Cooperativa e como ocorrem as tomadas de decisões. A formação demonstra a preocupação com o futuro da Copacol e das pessoas que dela faz parte”, afirma.

ENCERRAMENTO
O Programa de Certificação de Conselheiros possibilitou uma visão estratégica dos negócios da Cooperativa, além de uma participação efetiva da família cooperada na administração da empresa. Foram nove módulos diferentes realizados durante todo o ano que envolveram análise de projetos, gestão de conflitos, Direito Cooperativista, Cooperativismo, negociações, comunicação, liderança, gestão econômica, estratégia de mercado,governança e análise de investimentos. O último módulo contou a presença da Diretoria da Copacol, que acompanhou a apresentação do projeto final. “Esses jovens cooperados são os futuros administradores da Cooperativa, por isso precisamos prepará-los não só para a gestão de suas propriedades, mas também na continuidade da nossa empresa. Ver os projetos que eles desenvolveram nos dá ânimo para seguir com ideias e investimentos”, desataca o diretor-presidente, Valter Pitol.

PROXIMIDADE
De acordo com a assessora de Cooperativismo, Elizete Dal Molin, além de oferecer capacitação aos produtores, que podem aplicar os ensinamentos no dia a dia na propriedade, a formação de Conselheiros foi uma oportunidade de a Cooperativa se aproximar das novas gerações de cooperados. “A capacitação mostra que a formação das novas gerações ao longo dos anos, aprimorada com os nossos programas Conecta, Coopera, Herdeiros do Campo, CooperJovem e CooperJúnior vem dando resultado. Esses cooperados estão se aprofundando ainda mais nos conhecimentos cooperativistas para participar efetivamente da Copacol”.