Com lote de aves entregue à Cooperativa no final do mês de janeiro, a cooperada de Jesuítas, Edna Bermar obteve um resultado de R$ 2,10 por cabeça de frango, o maior valor pago pela Cooperativa neste início de ano.
Na propriedade da família, ela é responsável pelos cuidados com as aves no aviário, porém toda a família está envolvida na atividade. O sogro Sergio e a sogra Maria, que moram próximos, estão sempre atentos a qualquer toque do alarme.
"Por mais que o aviário esteja no meu nome, o resultado tem um pouco de cada um, pois todos estão sempre atentos. É um trabalho realizado em família, com o apoio da Copacol e as orientações da técnica Maria da Penha, conhecida por nós avicultores com Nena. A gente sempre busca o melhor resultado, trabalha para isso e na fase inicial do lote explorei mais a ventilação mínima, conforme orientação técnica, acredito que este tenha sido o diferencial", conta.
Segundo a avicultora, ela sempre tira por base o lote anterior, procura aproveitar o que foi bom e, por outro lado, busca melhorar algum manejo que não foi tão eficiente no ciclo anterior. Com isso tem observado uma considerável melhora nos resultados. "Trabalhamos com a avicultura há vários anos e neste último lote tivemos a grata satisfação de obter esse valor que para nós é histórico", comemora Edna, que tem na avicultura uma importante fonte de renda.
OUTROS RESULTADOS
Enquanto Edna obteve a maior remuneração na avicultura da Copacol no mês de janeiro, outros produtores também se destacaram com bons índices zootécnicos.
O melhor IEP (Índice de Eficiência Produtiva) foi obtido pelo cooperado Reinaldo Dalmagro, de Cafelândia, que alcançou 474 pontos. A médica geral de janeiro na avicultura da Cooperativa foi de 410 pontos.
Já a melhor conversão alimentar foi obtida pelo produtor Dionisio Mezzon, de Nova Aurora, com 1.488 Kg. A média de conversão do mês, entre todos os produtores que entregaram frangos à Cooperativa, ficou em 1.669 Kg.
Quando o assunto é o peso médio dos frangos entregues, o destaque do mês foi o avicultor Valdeci Antônio Vizzotto, de Cafelândia, com 80.74 gramas, resultado bem acima da média geral, que ficou em, 71.30 gramas.
Cooperada de Jesuítas recebe R$ 2,10 por cabeça de frango
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Experts do Agro apresenta experimentos do CPA para a cultura do milho
Os cooperados que estão participando do Projeto Experts do Agro, lançado pela Cooperativa em 2023, tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão os...
Compartilhar
Café Colonial do Grupo Feminino da Copacol é exemplo de liderança e de união
O sabor que só o campo pode oferecer na mesa da 16ª edição do Café Colonial do Grupo Feminino da Copacol tornou-se uma tradição que é um exemplo de liderança...
Compartilhar
Crianças de Mariluz se formam no Proerd com apoio da Copacol
Alunos dos quintos anos de Mariluz participaram da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado pela Polícia...