Portal do Agronegócio

30/09/2024
Copacol apresenta tecnologia de monitoramento e automação para aquicultura

Copacol apresenta tecnologia de monitoramento e automação para aquicultura
Para promover eficiência e melhores resultados aos cooperados integrados a piscicultura, a Copacol investe em novas tecnologias para aquicultura. O projeto Tatilfish, realizado em parceria da Constel, empresa de tecnologia e inovação da Cooperativa, com a AgroTatil, especializada em tecnologias para agronegócio, foi apresentado aos produtores como uma alternativa para suprir a mão de obra a campo e o monitoramento contínuo de cada lote. “A piscicultura precisa de modernizações nos processos de controle. Evoluímos muito com o passar do tempo, mas ainda muitas etapas são manuais e para ter melhores resultados precisamos de controles específicos. A TatilFish é uma ferramenta para o produtor melhorar a produtividade e maximizar os resultados, frente a todas as dificuldades que enfrentam diariamente”, afirma o gerente de Integrações Peixes, Nestor José Braun.

Para apresentar o novo sistema foram realizados encontros com piscicultores em Toledo, Nova Aurora e Cafelândia. O sistema consiste em monitoramento e automação de equipamentos. Ao ser implantado na propriedade, é possível automatizar a aeração e o arraçoamento, com armazenagem de todos os dados em aplicativo de celular. “Com esse sistema alcançamos eficiência nos processos usando menos energia, aumentando a desempenho na produção de peixes”, destaca o engenheiro agrônomo e fundador da AgroTatil, Luiz Henrique Volso.

INOVAÇÃO
Pioneira entre as Cooperativas no sistema integrado de peixes, a Copacol é uma referência neste segmento. Consolidada, a piscicultura se tornou uma alternativa de renda e diversificação da propriedade rural para 276 cooperados na região de atuação. Com o maior volume de abate de tilápia da América do Sul, a Cooperativa processa 190 mil tilápias ao dia nas duas Unidades Industriais em Nova Aurora e Toledo. “Com o uso da tecnologia correta, com equipamentos automatizados, promoveremos um ambiente favorável à criação dos peixes, aumentando os resultados a cada lote. Essa tecnologia fará grande diferença na vida do cooperado”, afirma Donizete Diniz, diretor-executivo da Constel.