Portal do Agronegócio

19/08/2011
Meteorologista analisa condições climáticas e tendências para os próximos meses

Meteorologista analisa condições climáticas e tendências para os próximos meses
De acordo com o meteorologista Luiz Renato Lazinski, as precipitações ocorridas em julho ficaram acima da média em todo o Paraná, porém, continuaram seguindo o mesmo padrão irregular dos últimos meses. As chuvas concentraram-se mais no início e final do mês. O maior volume de precipitação ocorreu no final de julho e início de agosto, devido à presença de uma frente fria que ficou estacionária sobre a região Sul do Brasil durante alguns dias. Neste período, os acumulados passaram dos 200mm na região central do estado e dos 100mm nas demais regiões do Paraná.
Durante o mês de julho os extremos de temperatura se acentuaram, com períodos de temperatura acima da média para época do ano, intercalados com períodos de temperaturas muito baixas. Os dez primeiros dias do mês foram marcados por temperaturas muito baixas, devido à presença de massas de ar frio, que predominaram sobre a Região Sul do Brasil, registrando mínimas abaixo de zero e formação de geadas, principalmente no centro-sul e sudoeste do Paraná. Após a passagem das massas de ar de origem polar, a massa de ar mais quente e seca da região central do Brasil passou a influenciar o clima no estado, elevando as temperaturas e deixando o clima mais seco.
As condições climáticas globais seguem mostrando que o comportamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial encontram-se dentro da normalidade nas regiões central e oeste do Oceano, configurando, assim, uma situação de neutralidade dos fenômenos climáticos. Os prognósticos climáticos de longo prazo continuam indicando para os próximos meses que a evolução das anomalias das temperaturas superficiais do oceano tendem a uma condição de normalidade ou muito próxima a esta. Sendo assim, a tendência para os próximos meses é de continuidade desta situação de neutralidade (nem El Niño e nem La Niña).