Portal do Agronegócio

16/09/2011
Ministro garante incentivo ao cooperativismo

Ministro garante incentivo ao cooperativismo
Em audiência com lideranças do cooperativismo, na última quarta-feira (14/09), em Brasília (DF), o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, disse que pretende fortalecer economicamente o cooperativismo agropecuário brasileiro, intensificando a oferta de crédito, por meio de parcerias com o Banco do Brasil e outras instituições. “Quero que o incentivo à prática cooperativista seja uma das marcas da minha gestão no Ministério da Agricultura”, enfatizou.

Na avaliação do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, o compromisso firmado por Ribeiro confirma o importante papel das cooperativas, econômica e socialmente, no desenvolvimento do país, no campo e nas cidades. Durante a reunião, Freitas destacou indicadores que retratam esse cenário, como a participação do segmento na produção agropecuária do país. “Praticamente 50% de tudo que é produzido internamente passa, de alguma forma, por uma cooperativa”, disse.

“O encontro com o ministro foi muito produtivo e sentimos grande receptividade em relação às demandas que foram apresentadas”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que também participou da audiência.

Entre os temas em pauta, estiveram o Programa de Capitalização das Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro). Mendes Ribeiro afirmou que vai entrar em contato com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para pedir a suplementação da dotação orçamentária em função do comprometimento dos recursos para capital de giro, conforme o Aviso 14/2011 do próprio BNDES.

Também foi tratado sobre o novo Código Florestal Brasileiro. Na oportunidade, o ministro recebeu os documentos elaborados pela Ocepar e OCB, com as propostas do cooperativismo ao aperfeiçoamento da legislação ambiental. Os dirigentes cooperativistas ainda falaram a respeito do Ano Internacional das Cooperativas, 2012, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O ministro da Agricultura também confirmou sua participação na abertura do 3º Seminário da Frente Parlamentar do Cooperativismo – Desafios e Perspectivas para o Ramo Agropecuário, que a OCB e a Frencoop promovem no próximo dia 28 de setembro, no Senado Federal. Além dos presidentes da OCB e da Ocepar, estavam presentes o superintendente e a gerente de Relações Institucionais da OCB, Renato Nobile e Tânia Zanella, respectivamente, e o presidente da organização estadual do Ceará, João Nicédio Nogueira.

Representando a Frencoop, participaram o presidente, senador Waldemir Moka, e o coordenador político, ex-deputado Odacir Zonta. (Com informações da OCB)