Colaborador Destaque

Marcos Alessandro da Silva

Marcos Alessandro da Silva

Superintendente Administrativo Financeiro

Além de ser a Cooperativa que mais gera empregos no Paraná, a Copacol também tem o compromisso com o desenvolvimento dos mais de 9 mil colaboradores. E a prova deste investimento pode ser percebida através de diversas histórias de pessoas que por meio das capacitações oferecidas pela empresa conseguiram traçar uma trajetória de sucesso.
Um grande exemplo desta evolução é o atual superintendente, Marcos Alessandro da Silva, que teve o seu primeiro contato com a Copacol no ano de 1993 como auxiliar de frigorífico. Ao longo dos 24 anos de casa, o colaborador foi conquistando seu espaço alicerçado nas diversas oportunidades de treinamentos e capacitação.
“Lembro-me que naquela época para fazer parte da equipe do Abatedouro de Aves, a vaga era muito concorrida. O banco de candidatos passava de 300 pessoas e a cada mês alguns eram contratados”, comenta o superintendente.
Vindo de uma família simples, porém bem estruturada, Marcos percebeu na Cooperativa uma oportunidade de crescer como profissional e utilizou os ensinamentos dos pais para construiu sua trajetória. “Assim que completei 18 anos, decidi sair da casa dos meus pais para construir o meu futuro. No primeiro momento morei na casa do zelador da Copacol, o senhor Eduardo, lá eu pagava um valor simbólico pelo aluguel do quarto. E neste desafio de morar longe dos meus pais também decidi cursar o ensino fundamental técnico de contabilidade”, explica ele.
Junto com outros 80 colaboradores, Marcos desenvolvia a função auxiliar na desossa de pernas na Sala de Cortes, uma atividade que naquele período era feita manualmente. Posteriormente o colaborador passou por outras funções dentro do Abatedouro entre elas ajudante e apontador de produção. Em um momento ele foi selecionado para cobrir as férias do apontador de estoque, José Meurer, atual supervisor de planejamento de controle da Manutenção.
“Fiquei lisonjeado com o convite, foi naquele ano em 1994, que tive meu primeiro contato com um computador. Sou grato ao Meurer por toda paciência ao me ensinar como funcionava aquela máquina que era capaz de desenvolver projetos fantásticos. Assim que ele retornou das férias, fui chamado a fazer parte da equipe de controlador de estoque junto com o Meurer e aquela convivência me proporcionou um conhecimento importantíssimo”, enaltece.
Na visão de Marcos, a busca pelo conhecimento sempre foi um fator determinante para o crescimento e com a percepção de que a Copacol estava em busca de pessoas capacitadas ele decidiu se inscrever para o vestibular também em Contabilidade. “Como eu não tinha um meio de condução para ir até Umuarama fazer a inscrição, eu peguei carona em um caminhão de frango da Copacol e fui ajudando o motorista a descarregar as aves até chegar em Umuarama”, relata ele.
Marcos, iniciou a vida acadêmica aos 21 anos e para conseguir conciliar os horários da faculdade com o horário de trabalho, ele foi transferido para o setor da Contabilidade onde atuou como arquivista. Cheio de ânimo e com sede de conhecimento, ele continuava participando de diversos treinamentos oferecidos internamente pela Cooperativa e foi graças a essas experiências que ele assumiu em 1996 a função de auxiliar de gestão de pessoas.
“Sempre gostei de desafios. Neste departamento aprendi muito, passei pelo recrutamento, ponto focal, folha de pagamento e preposto trabalhista. Logo depois fui convidado a fazer parte do time de O&M (Organizações e Métodos) e em um segundo momento participei da implantação do sistema SAP, junto com a área de T.I. e alguns representantes dos negócios da Copacol. Aquele momento foi um divisor de águas na Cooperativa e na minha carreira”, define o superintendente.
O tempo de treinamentos neste período foi intenso na vida do colaborador que chegou a passar mais de 15 dias integrais longe da família e de casa em busca de aperfeiçoamento. “Naquele momento eu percebi o quão importante foi a minha passagem pelo Abatedouro, pois tudo o que nós aprendíamos durante os treinamentos eu vislumbrava através da minha experiência com abate o que era viável”, disse Marcos.
Com a habilidade em lidar com números o superintendente foi convidado em 2001, a estruturar uma nova área na Cooperativa a Gestão de Custos e Orçamentos, um departamento que em 2007 ganhou uma nova nomenclatura, a Controladoria e que hoje, é a Área de Planejamento e Gestão. Mas as boas notícias na vida de Marcos não pararam por aí, em fevereiro de 2015 ele foi convidado para substituir o atual vice-presidente da Copacol, James Fernando de Moraes na função de gerente Administrativo e Financeiro.
“Com o apoio do atual vice-presidente resolvi encarrar o desafio. Quando se tem um propósito com valores bem definidos, construímos nosso o caminho com sucesso”, exalta.
A partir das mudanças organizacionais em 2016, Marcos e outros seis colaboradores assumiram a Superintendência de suas áreas. “Depois de tantos acontecimentos e mudanças vejo o quão importante o conhecimento foi na minha trajetória. Ele foi base para oportunidades e alicerce para organizar diversas estratégias a cada desafio. A Cooperativa oferece constantemente treinamentos internos e benefícios que ajudam em cursos externos, por isso crescer depende de cada pessoa”, finaliza Marcos Alessandro.

Outros Destaque

José Mariano 0

José Mariano

José Mariano teve seu primeiro contato com as atividades da Copacol no setor do Matrizeiro como auxiliar de recria, local onde conheceu o atual superintendente industrial, Nilson Varlei Vicentin, com quem criou uma amizade que se estende até hoje.

Após um longo período de experiência na área, José...

Continuar Lendo...
Ronado Borges da Silveira0

Ronado Borges da Silveira

Contratado há 27 anos atrás, Ronaldo é só alegria com cada conquista obtida ao longo dos anos dentro da Copacol, dentre elas a família está em 1º lugar. “Todo meu esforço e dedicação, tem o apoio da minha família, se hoje estou aqui na empresa conquistando meu espaço é por eles”, enalteceu Ronaldo. Durante...

Continuar Lendo...
Railton Mendes Alves0

Railton Mendes Alves

Com 31 anos de casa, Railton enfim conquistou a tão esperada aposentadoria em junho de 2018. Com uma carreira digna de emoções, o atual operador de máquinas da Unidade de Central Santa Cruz passou por inúmeras experiências dentro da Cooperativa que o fizeram crescer como profissional e pessoa, entre...

Continuar Lendo...
João Francisco Zaparolli 0

João Francisco Zaparolli

Contratado pela Copacol em junho de 1986, como auxiliar de produção da Fábrica de Rações, João Francisco Zaparolli conquistou importantes evoluções desde que passou a fazer parte da Cooperativa. Ele teve experiências enriquecedoras ao longo dos 32 anos de Copacol e atuou em diversos cargos até chegar...

Continuar Lendo...
Roberto Marques da Silva0

Roberto Marques da Silva

Natural da cidade de Paranavaí-PR nascido no dia 12 de março de 1953, Roberto iniciou suas atividades na Copacol no dia 21 de fevereiro de 1983, no cargo de vendedor em Nova Aurora.
Pai de três filhos e casado há 33 anos, o colaborador teve a oportunidade de atuar como auxiliar de recepção de materiais...

Continuar Lendo...
Fernando Favero 0

Fernando Favero

Filho de pequenos agricultores do Rio Grande do Sul, o atual gerente técnico, Fernando Favero, descobriu desde pequeno brincando e também ajudando nas atividades da família que o seu dom era a agricultura. Ele que cresceu vendo de perto esta produção agrícola, decidiu aos 14 anos estudar um pouco mais...

Continuar Lendo...
Célia Hoffmann0

Célia Hoffmann

Assim como milhares de mulheres colaboradoras, a gerente de Controladoria e Finanças também carrega consigo uma trajetória de dificuldades ao longo dos anos até chegar ao atual cargo. De uma família simples, Célia relata como conseguiu alcançar seus objetivos. “Em todas as circunstancias da vida é preciso...

Continuar Lendo...
Marcos Alessandro da Silva 0

Marcos Alessandro da Silva

Além de ser a Cooperativa que mais gera empregos no Paraná, a Copacol também tem o compromisso com o desenvolvimento dos mais de 9 mil colaboradores. E a prova deste investimento pode ser percebida através de diversas histórias de pessoas que por meio das capacitações oferecidas pela empresa conseguiram...

Continuar Lendo...
Maurício Selhorst0

Maurício Selhorst

Atuar por 40 anos na mesma função requer muita dedicação, capacitação e acima de tudo ter amor pelo que faz. Esta é a rotina de trabalho do laboratorista, Maurício Selhorst, que por quatro décadas atua no laboratório de sementes da Copacol.

Ainda jovem aos 19 anos de idade ele aproveitou a oportunidade...

Continuar Lendo...
Irineu Antônio Zanini0

Irineu Antônio Zanini

Só quem tem dedicação, responsabilidade e amor no que se faz, consegue se manter por quase 25 anos atuando no mesmo local de trabalho.

Este é caso do Auxiliar de Produção do incubatório de Nova Aurora, Irineu Antônio Zanini, que começou a sua trajetória de trabalho na Cooperativa atuando no matrizeiro...

Continuar Lendo...
Itamar Bahr0

Itamar Bahr

Construir uma trajetória de sucesso, exige competência, responsabilidade, conhecimento e muita dedicação, características do colaborador destaque dessa semana, Itamar Bahr, que completa 26 anos de Cooperativa no próximo sábado, dia 4.

Suas atividades iniciaram no Setor de Embalagens no Abatedouro...

Continuar Lendo...
Ivoneide Gueiras de Lima0

Ivoneide Gueiras de Lima

Com 27 anos de Cooperativa e uma história marcada pelas grandes amizades e conquistas, a colaboradora destaque dessa semana é Ivoneide Gueiras de Lima, que celebrou aniversário de casa no dia 1º de dezembro.

Sua trajetória na Copacol começou na linha de produção da Evisceração, setor que proporcionou...

Continuar Lendo...
SAC: 0800 451313
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Desenvolvido porBRSIS |T12