Colaborador Destaque

Fernando Favero

Fernando Favero

gerente técnico

Filho de pequenos agricultores do Rio Grande do Sul, o atual gerente técnico, Fernando Favero, descobriu desde pequeno brincando e também ajudando nas atividades da família que o seu dom era a agricultura. Ele que cresceu vendo de perto esta produção agrícola, decidiu aos 14 anos estudar um pouco mais sobre a atividade e adentrou no Colégio Agrícola Interno, quando então nasceu um pesquisador.
“O Colégio me abriu os olhos para uma vertente do agronegócio que até então eu desconhecia, a pesquisa. Conclui o ensino médio e logo na sequencia passei a prestar vestibulares para agronomia, buscando mais conhecimento”, relembra Fernando.
Durante a sua formação acadêmica, Fernando dedicou-se a pesquisa junto aos professores da Universidade. “Desde que dei início ao curso de agronomia, me inscrevi para os projetos da Universidade de iniciação científica, para assim poder adquirir mais conhecimento, fazer o que gostava e também custear as despesas do curso. Esta experiência, ao chegar na Copacol, após a formação trouxe uma bagagem rica no quesito: estatística e pesquisa agrícola. Por esta razão fui contratado após a conclusão do estágio na Cooperativa para assumir o setor da antiga Estação Experimental”, explica o gerente.
Sempre em busca de conhecimento e acreditando que esta seja a principal essência para o crescimento profissional, Fernando deu início ao mestrado em produção vegetal para assim poder capacitar à equipe agronômica que na época contava com aproximadamente 40 engenheiros agrônomos em toda Copacol. “Para mim foi um desafio, liderar e capacitar uma equipe de profissionais experientes em uma região diferente da qual fui formado. Para isso foi necessário o autodesenvolvimento com objetivo de fornecer ainda mais conhecimento para aquela equipe que estava junto comigo e que traria o resultado que hoje temos”, comenta.
Graças aos investimentos realizados pela Cooperativa no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) em 2015, hoje, o nome da Copacol e do gerente estão juntos em destaque quando o assunto é produtividade. “Recebi o convite para fazer parte do CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil), este comitê tem por objetivo desenvolver ações para o aumento das produtividades de soja do País. Este foi sem dúvidas um dos grandes momentos da minha realização profissional. Atualmente, poucas pessoas compõem este comitê formado por pesquisadores e influenciadores do agronegócio brasileiro”, enaltece ele.
A Copacol conta a produtividade 30% acima do patamar da média brasileira, e devido a este índice Fernando representa o nome da Cooperativa não apenas no CESB, mas também no grupo de influenciadores da EMBRAPA SOJA e na OCEPAR representando o Comitê de Pesquisa.
“Tenho gratidão por trabalhar em uma empresa que conta com uma estrutura organizacional que nos permite evoluir como profissional e trazer resultados como estes. Se hoje, estamos entre as melhores Cooperativas em produtividade do Brasil é graças ao empenho de uma das melhores equipes agronômicas, onde todos se esforçam para fazer o seu melhor na busca de resultados para os nossos cooperados”, define Fernando.

Outros Destaque

José Mariano 0

José Mariano

José Mariano teve seu primeiro contato com as atividades da Copacol no setor do Matrizeiro como auxiliar de recria, local onde conheceu o atual superintendente industrial, Nilson Varlei Vicentin, com quem criou uma amizade que se estende até hoje.

Após um longo período de experiência na área, José...

Continuar Lendo...
Ronado Borges da Silveira0

Ronado Borges da Silveira

Contratado há 27 anos atrás, Ronaldo é só alegria com cada conquista obtida ao longo dos anos dentro da Copacol, dentre elas a família está em 1º lugar. “Todo meu esforço e dedicação, tem o apoio da minha família, se hoje estou aqui na empresa conquistando meu espaço é por eles”, enalteceu Ronaldo. Durante...

Continuar Lendo...
Railton Mendes Alves0

Railton Mendes Alves

Com 31 anos de casa, Railton enfim conquistou a tão esperada aposentadoria em junho de 2018. Com uma carreira digna de emoções, o atual operador de máquinas da Unidade de Central Santa Cruz passou por inúmeras experiências dentro da Cooperativa que o fizeram crescer como profissional e pessoa, entre...

Continuar Lendo...
João Francisco Zaparolli 0

João Francisco Zaparolli

Contratado pela Copacol em junho de 1986, como auxiliar de produção da Fábrica de Rações, João Francisco Zaparolli conquistou importantes evoluções desde que passou a fazer parte da Cooperativa. Ele teve experiências enriquecedoras ao longo dos 32 anos de Copacol e atuou em diversos cargos até chegar...

Continuar Lendo...
Roberto Marques da Silva0

Roberto Marques da Silva

Natural da cidade de Paranavaí-PR nascido no dia 12 de março de 1953, Roberto iniciou suas atividades na Copacol no dia 21 de fevereiro de 1983, no cargo de vendedor em Nova Aurora.
Pai de três filhos e casado há 33 anos, o colaborador teve a oportunidade de atuar como auxiliar de recepção de materiais...

Continuar Lendo...
Fernando Favero 0

Fernando Favero

Filho de pequenos agricultores do Rio Grande do Sul, o atual gerente técnico, Fernando Favero, descobriu desde pequeno brincando e também ajudando nas atividades da família que o seu dom era a agricultura. Ele que cresceu vendo de perto esta produção agrícola, decidiu aos 14 anos estudar um pouco mais...

Continuar Lendo...
Célia Hoffmann0

Célia Hoffmann

Assim como milhares de mulheres colaboradoras, a gerente de Controladoria e Finanças também carrega consigo uma trajetória de dificuldades ao longo dos anos até chegar ao atual cargo. De uma família simples, Célia relata como conseguiu alcançar seus objetivos. “Em todas as circunstancias da vida é preciso...

Continuar Lendo...
Marcos Alessandro da Silva 0

Marcos Alessandro da Silva

Além de ser a Cooperativa que mais gera empregos no Paraná, a Copacol também tem o compromisso com o desenvolvimento dos mais de 9 mil colaboradores. E a prova deste investimento pode ser percebida através de diversas histórias de pessoas que por meio das capacitações oferecidas pela empresa conseguiram...

Continuar Lendo...
Maurício Selhorst0

Maurício Selhorst

Atuar por 40 anos na mesma função requer muita dedicação, capacitação e acima de tudo ter amor pelo que faz. Esta é a rotina de trabalho do laboratorista, Maurício Selhorst, que por quatro décadas atua no laboratório de sementes da Copacol.

Ainda jovem aos 19 anos de idade ele aproveitou a oportunidade...

Continuar Lendo...
Irineu Antônio Zanini0

Irineu Antônio Zanini

Só quem tem dedicação, responsabilidade e amor no que se faz, consegue se manter por quase 25 anos atuando no mesmo local de trabalho.

Este é caso do Auxiliar de Produção do incubatório de Nova Aurora, Irineu Antônio Zanini, que começou a sua trajetória de trabalho na Cooperativa atuando no matrizeiro...

Continuar Lendo...
Itamar Bahr0

Itamar Bahr

Construir uma trajetória de sucesso, exige competência, responsabilidade, conhecimento e muita dedicação, características do colaborador destaque dessa semana, Itamar Bahr, que completa 26 anos de Cooperativa no próximo sábado, dia 4.

Suas atividades iniciaram no Setor de Embalagens no Abatedouro...

Continuar Lendo...
Ivoneide Gueiras de Lima0

Ivoneide Gueiras de Lima

Com 27 anos de Cooperativa e uma história marcada pelas grandes amizades e conquistas, a colaboradora destaque dessa semana é Ivoneide Gueiras de Lima, que celebrou aniversário de casa no dia 1º de dezembro.

Sua trajetória na Copacol começou na linha de produção da Evisceração, setor que proporcionou...

Continuar Lendo...
SAC: 0800 451313
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30