23/05/2017 Gerentes participam do lançamento das Regras de Ouro

A tarde de ontem, dia 22, foi mais que importante para a equipe do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) que durante a reunião de gerentes da Copacol lançou as Regras de Ouro Saúde e Segurança do Trabalho.

No primeiro momento da reunião a médica supervisora do trabalho, Carla Jaqueline Camillo Pitol, explicou melhor o que é considerado um acidente de trabalho e os últimos registros de acidentes na Cooperativa, enaltecendo como os mesmos podem ser evitados.

“Os gestores da Copacol estão em posição de evitar acidentes e problemas de saúde no local de trabalho. Sendo assim, justifica-se a implantação de um programa de gestão na Copacol onde todos serão responsáveis pela prevenção, dessa forma aumentando a cadeia de eliminação de riscos através das Regras de Ouro de Saúde e Segurança”, disse Dra. Carla.

Na sequência o engenheiro supervisor de segurança do trabalho, Jozival Matias do Nascimento apresentou quais são as 5 regras de ouro e destacou a importância da criação das mesmas. “As Regras de Ouro têm como objetivo estimular o comportamento seguro no trabalho e o desenvolvimento da cultura de prevenção, fator importante no controle dos riscos de acidentes de trabalho”, comenta Jozival.

Para firmar um compromisso com as regras de ouro, ao fim da apresentação todos os gerentes participantes da reunião assinaram um contrato se comprometendo a zelar e cumprir as Regras de Ouro Saúde e Segurança para com suas equipes.

Conheça as 5 Regras de Ouro de Saúde e Segurança:

  • Proibido adulterar, improvisar ou burlar sistema de segurança de máquinas e equipamentos;
  • Proibido intervir em máquinas e equipamentos em movimento;
  • Obrigatório avaliar risco, emitir, cumprir os procedimentos e encerrar a permissão de trabalho;
  • Obrigatório estar devidamente capacitado e utilizar todos os EPI´s e EPC´s para realizar atividades que envolvam risco;
  • Obrigatório comunicar todo e qualquer acidente e incidente ao Sesmt.