01/06/2017 NR13 é tema de treinamento

Iniciou na última semana no dia 24 de maio, na sede da Copacol o treinamento de formação de NR13, uma norma que capacita operadores de caldeira e vasos de pressão. Com 100 horas ao todo de capacitação os 17 participantes atuam em diversos setores da Cooperativa entre eles Sala de Máquinas, Abatedouro de Aves, Abatedouro de Peixes e Unitá e devem se reunir até o dia 27 de junho quando recebem a certificação na NR.

Realizado anualmente, este curso teve início com o tema NR 13- Caldeira, e hoje, dia 1º de junho, os colaboradores recebem o primeiro certificado após 40 horas de treinamento.

“Esta capacitação deve continuar no dia 6 de junho, quando daremos início as atividades voltadas a segurança e operação de vasos de pressão. Para este tema teremos mais 60 horas de estudos e atividades práticas, com visitas a locais onde existam os vasos de pressão na Cooperativa”, explica o instrutor Claudio Roberto Doto.

Entre os principais objetivos da realização deste treinamento está a capacitação dos colaboradores para operar e controlar a caldeira e os vasos de pressão de maneira a otimizar o uso do equipamento, aperfeiçoando suas ações quanto à prevenção de acidentes e segurança no trabalho, atendendo a norma regulamentadora NR 13.

“Mesmo trabalhando com a manutenção diária de equipamentos que envolvem a NR13 estou aprendendo muitas coisas novas, principalmente com relação à segurança e a forma de manuseio destas máquinas para garantir a minha saúde e a dos demais colaboradores”, comenta o assistente de eletromecânica, Ronaldo Baldoria Silverio.

Com esta capacitação pretende-se alcançar melhorias nos indicadores de performance do equipamento e diminuição de acidentes.