26/07/2017 Copacol promove ações alusivas ao dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Com alusão a data 27 de julho, dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho, a Copacol por meio das equipes que atuam nos setores de saúde e segurança do trabalho, com a ajuda dos cipeiros de cada área está desenvolvendo várias ações como forma de lembrar a data e ao mesmo tempo fazer com que os índices de acidentes no trabalho se tornem a cada dia menores.


Com o tema, " Acima de Tudo a Vida", a semana de prevenção de acidentes de trabalho na Copacol está sendo desenvolvida da seguinte forma: na segunda, terça e quarta-feira, as ações foram realizadas em todas áreas, pelas unidades 7 (abatedouro) e 22 (administrativo), as quais envolvem mais de 30 pessoas. Já na quinta e sexta-feira, as ações estão sendo direcionadas exclusivamente aos colaboradores que atuam nos abatedouros de peixe em Nova Aurora e de aves em Cafelândia.


Nas filiais de venda e outros setores a não ser os da sede, as ações foram conduzidas pelos seus respectivos cipeiros e técnicos de segurança do trabalho.

Ao todo as ações alusivas aos dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho, envolveu aproximadamente 2034 colaboradores, índice considerado excelente pelos organizadores.


De acordo com a técnica de segurança do trabalho, Gislaine Garcia Esser, por um período entre 10 e 15 minutos cada cipeiro faz uma explanação sobre as formas que cada trabalhador de agir para evitar possíveis sinistros, seja no ambiente de trabalho, ou fora dele, além de placas animadas com frases voltadas a segurança como a importância do uso dos EPI’s, por exemplo.


“Na Copacol a preocupação com a segurança de seus colaboradores é uma constante, ou seja, ela é desenvolvida no dia a dia, mas nesta data específica, nós estamos promovendo essas ações como forma de enfatizar e mobilizar os colaboradores sobre a importância de cada um ter consciência daquilo que pode e o que não pode realizar nas questões de segurança física”, reforça a técnica.


“A prevenção na Cooperativa é realizada de forma `tripartite’: SESMT, CIPA E LIDERANÇA que atuam em conjunto na busca da saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores, bem como por melhores condições no ambiente de trabalho", finaliza Gislaine.


A DATA

O dia Nacional de Segurança no Trabalho surgiu diante das portarias 3.236 e 3.237 oficializadas no dia 27 de julho do ano de 1972, pelo então Ministro do Trabalho, Júlio Barata. As publicações regulamentaram a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho, atualizando o artigo 164 da Consolidação das Leis do Trabalho, e determinaram que todas as empresas com mais de 100 funcionários tivessem um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.