17/01/2017 Colaboradores participam de treinamentos em NR 33 e NR 35

Constantemente a Copacol realiza treinamentos sobre diversos temas de acordo com as atividades desenvolvidas no dia a dia por seus colaboradores. Neste mês, a capacitação foi para mais de 110 colaboradores sobre NR 33 (Espaço Confinado) e NR 35 (Trabalho em Altura) - formações e reciclagens.

Entre os setores que participaram do treinamento, estão as atividades realizadas em silos, moegas, poços de elevadores, sobre telhados, carga e descarga de caminhões, entre outras funções.

O instrutor e engenheiro de segurança de trabalho, Alcione Terlamp, explicou que a na NR 33, os colaboradores recebem orientações sobre as áreas ou ambiente que não são projetados para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente.

Já na NR 35, é todo trabalho em altura onde a atividade é realizada acima dos 2 metros, onde haja risco de queda.

"É importante que todos os colaboradores tenham conhecimento sobre os procedimentos de segurança e assim façam a capacitação periódica a cada 12 meses ou de acordo com as mudanças, se atualizando sempre com as novas exigências e normas de segurança", destacou Alcione.

Os treinamentos foram realizados pela empresa Salubre, Treinamento e Desenvolvimento Profissional, de Foz do Iguaçu, ministrados por uma equipe de cinco instrutores que acompanham os colaboradores em aulas práticas e teóricas.