12/12/2017 Jovens criam e apresentam suas Cooperativas

O Programa Jovem Aprendiz, está presente na vida dos participantes desde a teoria realizada aos sábados na faculdade Unica até a prática desenvolvida diariamente na Copacol.

No entanto, este conhecimento se estende ainda em outros momentos do programa, um grande exemplo disso é a disciplina Cooperativismo, ministrada pela professora, Maria Barbara Girotto que propõe a criação de uma Cooperativa.

Com temas livres os 38 jovens da 16ª turma de Cafelândia e Jotaesse, apresentaram na tarde da última sexta-feira, dia 8, oito Cooperativas com os mais diversos ramos de atuação como: Crédito, Produção de sabonete, vinho, chocolate, reciclagem, viagens, civil, entre outras.

As apresentações duraram em média 15 minutos e eles tiveram apenas um mês para desenvolver o trabalho e apresentar todo o funcionamento com destaque para a história, missão, visão, valores, organograma, entre outros itens importantes para uma Cooperativa.

“Acredito que o maior desafio nesta etapa do Programa foi em fazer a produção dos materiais, já que era algo novo para nós. Encontramos facilidade na apresentação dos processos administrativos, como gestão de pessoas, plano de marketing, entre outros. Tivemos um pouco de dificuldade na produção, nas demais atividades foi bem tranquilo e prazeroso já que diariamente vivemos o significado da palavra cooperar e com a teoria se tornou ainda melhor evoluir e colocar no papel o aprendizado”, relata a jovem aprendiz da Gestão de Pessoas, Tamires Wessler da Silva, que produziu junto com a equipe sabonetes caseiros.