27/08/2018 Copacol realiza capacitação e aproxima colaboradores através dos sinais

Durante a última semana, muito se falou sobre a semana dos excepcionais, visto que entre os dias 21 e 28 de agosto, a sociedade passou a refletir sobre o papel dela para com o desenvolvimento destas pessoas. Além do exercício do pensamento, a Copacol abre oportunidades todos os dias para inserir este grupo de pessoas com deficiência em suas atividades evidenciando através do trabalho a igualdade social onde quer que estejam.

No entanto ela mostrou na prática durante esta segunda-feira, dia 27, que além de oferecer oportunidades, também se preocupa com o relacionamento entre os colaboradores dentro da Cooperativa. Prova disso, foi o início de duas novas turmas no aprendizado a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A capacitação que envolve mais de 40 colaboradores de diversos setores da Copacol, promove o desenvolvimento na comunicação com colaboradores surdos e ou/deficientes auditivos.

“Na equipe onde atuo temos uma deficiente auditiva. Trabalhar com ela ao longo dos anos tem me feito aprender muito. No entanto este treinamento me fará ter uma relação melhor com a minha colega de trabalho e certamente teremos uma comunicação mais assertiva. Ela sem dúvidas vai ficar muito feliz, afinal é muito bom se comunicar e ser compreendido”, disse a auxiliar de produção do setor de processados, Adrieli Santos.

O curso terá conclusão durante o mês de novembro e ao decorrer das aulas o instrutor, Rodrigo Cezar Mendes pretende aplicar melhorias na comunicação durante as práticas cotidianas. “Ao decorrer do curso teremos assuntos como vocabulário, gramática, relação interpessoal, pronomes, identificação pessoal, saudações, cumprimentos, boas maneiras, cores, documentos, alimentos, meio de transporte, profissões entre outros”, fomentou Rodrigo.