24/04/2019 Copacol e Unitá passam por certificação Halal

Com o objetivo de atender a um mercado que cresce exponencialmente, diversas empresas estão se preparando para obter a certificação Halal, selo que garante a qualidade da carne para o consumo dos muçulmanos. Na Copacol e Unitá este selo simboliza a garantia da segurança alimentar e os princípios religiosos praticados no abate processamento.

“A Unitá e a Copacol já contam hoje, com o selo Halal e a partir das práticas realizadas em ambas Cooperativas, buscam agora a recertificação para manter a exportação dos nossos produtos durante os próximos anos”, explicou o gerente Industrial da Unitá, Moises Grespan.

Para se ter uma ideia do potencial desse mercado, 1.8 bilhões de pessoas seguem atualmente crença muçulmana, este número representa 25% da população mundial. Em virtude disso, a Autoridade de Padrões e Metrologia dos Emirados Árabes (ESMA) estima que a economia Halal global movimente este mercado em US$6,4 trilhões ao ano.

“Hoje as lojas supermercadistas e restaurantes tanto do mercado islâmico, como da região europeia já tem utilizado a comunicação visual para identificar quais produtos são de certificação Halal. Isto porque, o selo Halal abrange as principais certificações de segurança alimentar”, mencionou o auditor, Omar Chahine.

O processo de recertificação, para as Cooperativas Unitá e Copacol tiveram início na manhã de ontem, dia 23 e tem conclusão na tarde desta quarta-feira. Na ocasião o auditor juntamente com o sheik, Rodrigo Rodrigues seguem auditando a estrutura da Copacol para os próximos três anos.

“Além de analisar as Boas Práticas de Fabricação (BPF) aplicadas nas Cooperativas, nossa auditoria também pondera o significado real da palavra Halal, que em português significa lícito ou permitido para o consumo. Com isso, ressalto a importância da auditoria para os consumidores muçulmanos, ela se faz essencial, afinal a partir do selo conseguimos garantir que o alimento exportado respeita os princípios religiosos dessas pessoas”, mencionou o sheik.

SAC: 0800 451313
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Copacol - Apaixonados por sabor
Desenvolvido por BRSIS | T12