15/03/2017 Equipe de colheita florestal realiza treinamento de 160 horas

Aceitando o desafio de uma nova função, seis colaboradores iniciaram recentemente uma série de capacitações para atuar na Equipe de Colheita Florestal da Copacol e entre suas principais funções estão a produção de lenha, torra e cavaco.

O primeiro momento do curso aconteceu na cidade de Irati, onde os cinco operadores de máquina e o supervisor da equipe, participaram de um momento essencial antes do primeiro contato com as máquinas, que foi o simulador de realidade virtual.

“Este é um trabalho que exige muita concentração e habilidade, por isso iniciar o treinamento no simulador foi fundamental para os resultados positivos nas aulas práticas como temos agora”, explica o supervisor da equipe, Carlos Fernando da Silva.

Posteriormente, os colaboradores receberam aulas teóricas com temas voltados ao trabalho com segurança, o funcionamento das máquinas, o reabastecimento, a abertura de talhão e o direcionamento de queda.

“Eles têm demonstrado muita proatividade e iniciativa durante o treinamento, e esses são fatores muito importantes para o desenvolvimento e capacitação da atividade”, menciona o instrutor da Unicentro de Irati, Emanuel de Andrade.

Entre as 160 horas de treinamento também estão inclusas as aulas práticas, onde os operadores de máquina e o supervisor vão a campo e com o auxílio do instrutor realizam as atividades que deverão ser feitas no dia a dia.

“São mais de 100 horas de prática. Este tempo é também muito importante para que eles possam sanar inúmeras dúvidas que possam vir a surgir no cotidiano”, afirma Emanuel.

Entre os operadores que devem atuar nesta nova atividade estão os colaboradores Alécio Lingoski, Antonio Javorski, Rogério Lopes de Souza, Anderson Meurer, Orli Ramiro e Carlos Fernando da Silva.

O treinamento terá conclusão na próxima sexta-feira, dia 24.