Copacol - Ações de combate ao Coronavírus (COVID-19)

Adoção de máscaras

O uso de máscaras passou a ser obrigatório para  todos, conforme legislações estadual e municipais. A máscara deve cobrir totalmente boca e nariz e ficar bem ajustada ao rosto.  Para comodidade dos colaboradores foram distribuídas máscaras em todos os setores, além de panfletos sobre uso e higienização.

Álcool em gel nos setores

Para facilitar o acesso à higienização, dispensers de álcool em gel 70% foram instalados. Eles garantem a eliminação de riscos de contágio em entradas de escritórios, banheiros e salas. Aos motoristas, houve distribuição de álcool em gel 70% e orientação sobre limpeza de volante, painel e maçanetas. Todos os colaboradores das indústrias receberam o produto para que seja usado no trajeto de casa ao trabalho e do trabalho para casa, garantindo segurança na empresa e também aos familiares. A Cooperativa disponibiliza áreas de reposição dos frascos.

Barreira sanitária

Todos que entram na Copacol passam por um arco de desinfecção como barreira sanitária nos acessos das indústrias, utilizado para reduzir os riscos de permanência do Covid-19 em superfícies de roupas, calçados e também sobre cabelos. A sanitização da sola dos calçados nas trocas de turno das indústrias também é obrigatória.

Houve o reforço na higienização de superfícies onde ocorre o contato frequente das mãos: como maçanetas, portas, corrimãos, bebedouros, botões de controle de equipamentos.

Monitoramento de temperatura

O monitoramento da temperatura corporal dos colaboradores e qualquer outra pessoa que acessar as dependências das indústrias é feito seguindo eventual alteração dos cenários. A avaliação ocorre em pontos de acesso de maior movimento, incluindo guarita principal, guaritas de entrada de animais vivos e de saída de produtos acabados, guarita da Unidade Industrial de Soja e também na Unidade Industrial de Peixes.

Controle nos supermercados

Além da restrição do número máximo de clientes que possam acessar as lojas ao mesmo tempo, álcool em gel está disponível nos supermercados para higienização das mãos de quem entrar no local - a aplicação é feita em cada um que entra no estabelecimento comercial. Colaboradores seguem todas as medidas de segurança, com máscaras que também são exigidas aos clientes. Quem aguarda para entrar no supermercado, deve ficar na fila onde há marcações com distanciamento seguro. Ainda no setor do Supermercado, a Cooperativa adotou o uso de barreiras acrílicas nos caixas de atendimento ao cliente, mais uma medida que oferece ainda mais segurança aos colaboradores e aos consumidores que passam pelas lojas.

Higienização

A Copacol disponibiliza nos setores administrativos e operacionais, banheiros devidamente higienizados com lavatórios e sabão para higienização das mãos. Nas indústrias existe a política de boas práticas de produção que obriga a higienização de calçados e mãos, utilizando-se de água e sabão. Os escritórios também passaram a ser higienizados regularmente pelos colaboradores. Os bebedouros foram adaptados para evitar o acionamento com as mãos, o que ocorre agora apenas com o toque de um dos pés.

Áreas de descanso

A Copacol adotou a prática de higienização reforçada e contínua em todas as áreas de circulação e descanso, vestiários e sanitários existentes nas indústrias. Nas áreas de descanso, espreguiçadeiras e cadeiras foram distanciadas para garantir um espaço seguro entre os colaboradores. A área de descanso foi ampliada para aumentar o espaçamento das espreguiçadeiras e agora totaliza 1,5 mil metros quadrados.

Transporte de colaboradores

Para amenizar os riscos de contaminação, a Copacol dobrou a frota de veículos de transporte de colaboradores, para respeitar um distanciamento seguro entre eles dentro do ônibus. Além disso, logo no início do Covid-19 houve a higienização dos ônibus contratados - o serviço é feito regularmente, conforme recomendações sanitárias.

Atenção aos grupos de risco

Para garantir a saúde dos integrantes de grupos de risco, a Copacol decidiu pelo afastamento temporário de colaboradores, que retornarão normalmente às funções assim que a situação estiver segura. Estão inclusos no grupo de risco gestantes, pessoas com idade acima de 60 anos, entre outros. Muitos passaram a trabalhar em casa, recebendo orientações diárias das lideranças. A Copacol também mantém atenção redobrada com os colaboradores por meio do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e Gestão de Pessoas.

Atendimento aos cooperados

Para o recebimento de grãos, principalmente a safra de milho, a Copacol implantou um protocolo de segurança, com medidas que exigem controle e rigor com a saúde dos colaboradores e cooperados. Todos devem usar máscaras e evitar aglomerações. Os insumos veterinários e agrícolas têm sua entrega agilizada, evitando aglomerações de pessoas. Na entrega de ração não é mais obrigatório preenchimentos de controles e formulários.

Equipes técnicas visitam e orientam os produtores, por telefone, evitando o contato pessoal. Para manter as orientações, a Copacol adotou a transmissão de "lives" com especialistas levando conhecimento e aprimoramento ao homem do campo.

Restaurantes industriais

Os procedimentos de contingenciamento do Covid-19 nos Restaurantes Industriais são adotados seguindo parâmetros nacionais. Foram implantadas ações de diminuição do fluxo de pessoas, além disso, os lugares receberam marcações sobre distanciamento. Luvas são fornecidas para que não exista contato direto nos talheres para servir a alimentação. Além disso, os talheres são embalados em plásticos evitando o contato. O álcool em gel é obrigatório logo na entrada.

Vestiários ampliados

Para aumentar o distanciamento entre os colaboradores, a Copacol ampliou a capacidade dos vestiários. A área que antes totalizava 930 metros quadrados teve um incremento de 950 metros quadrados, totalizando 1.880 metros quadrados de vestiário. Também há restrição no máximo de colaboradores que podem entrar simultaneamente no vestiário. Para o conforto dos colaboradores, tendas foram instaladas do lado de fora para que os demais possam aguardar a liberação.

EPIs

Os colaboradores receberam EPIs (Equipamentos de Proteção Individual): máscaras em material acrílico passaram a ser adotadas nos abatedouros, supermercados e áreas de atendimento ao público, evitando ao máximo o risco de contágio.

Videoconferência

As reuniões extremamente necessárias passaram a ser realizadas por videoconferência. Diariamente há reuniões via web, mantendo as atividades internas em andamento sem risco de contaminação. A medida também é usada por colaboradores que integram o grupo de risco e trabalham de casa.

Vacinação contra H1N1

Os colaboradores da Copacol receberam imunização, sem custos, contra a H1N1, evitando o contágio da doença respiratória, reduzindo a demanda em hospitais por eventuais doenças respiratórias. Importante lembrar que o Covid-19 ainda não conta com vacina.

Conscientização em todos os setores

Com o propósito de garantir o máximo de informação possível, a Comunicação da Copacol desenvolveu panfletos, cartilhas, banners, cartazes, vídeos e incluiu nos informativos e programas de rádio entrevistas para informar sobre a pandemia e as medidas preventivas. Os materiais foram distribuídos para colaboradores, cooperados, clientes e fornecedores. Foram intensificadas as campanhas de conscientização para que sejam mantidos os hábitos de higiene e saúde, bem como orientação sobre os principais sintomas da doença. Além de intensificar os cuidados com os colaboradores e os cooperados, por meio destes materiais, a Cooperativa também inseriu na área externa da estrutura da Copacol banner?s com orientações que se estendem a toda a comunidade.

Orientação aos estrangeiros

Para garantir que todos sejam informados adequadamente sobre os meios preventivos do Covid-19, a Copacol desenvolveu materiais gráficos feitos especialmente para atender os colaboradores estrangeiros. Também houve treinamento direto desse público.

Inclusão de pessoas com deficiência

Colaboradores com deficiência receberam atenção especial, com treinamentos feitos por videoconferência para evitar aglomerações. Alguns colaboradores foram acompanhados pelos pais para apoio e orientação. Também houve a entrega de cartilhas e materiais orientativos, bem como máscaras e frascos de gel aos colaboradores. Pessoas com deficiência auditiva receberam orientações com apoio de intérpretes.

Canal para esclarecer dúvidas

Para esclarecer dúvidas e orientar os colaboradores, um canal foi estabelecido e está apto a atender a qualquer momento. A equipe do Sesmt (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) pelo ramal (101) 8024 está à disposição.

Fiscalização preventiva

Lideranças estão de prontidão em todos os setores exigindo que as medidas sejam cumpridas, orientando e alertando colaboradores, cooperados e clientes sobre as determinações de segurança e higiene implantadas afim de reduzir os impactos da pandemia e os riscos de contaminação dentro e fora da cooperativa.

Guardiões da Saúde

Com a missão de alertar e ou/relembrar os demais colegas de trabalho sobre as medidas preventivas já implantadas na Cooperativa, os Guardiões da Saúde, são colaboradores que estão presentes em todos os setores da Copacol. Facilmente identificados com coletes de cor laranja, eles estão sempre atentos as atitudes que podem evitar a contaminação do Coronavírus.

Cuidados em Casa

Com o intuito de evidenciar a responsabilidade de cada um na transmissão do vírus, a Copacol disseminou um vídeo explicativo sobre os cuidados necessários ao chegar em casa. Entre as dicas estão: reservar um espaço específico para guardar carteira, bolsas, chaves e outros objetos pessoais, bem como deixar as roupas e sapatos utilizados fora de casa em um local reservado, antes de tocar qualquer objeto lavar as mãos, higienizar alimentos e embalagens trazidas de fora de casa, limpar celulares e óculos com álcool 70% ou água e sabão, tudo isso para lembrar a sua família precisa da sua proteção.

Comitê Gestor de Crise

A Copacol organizou um comitê de Gestão de Crise composto por profissionais de diversas áreas da Cooperativa, que está trabalhando diariamente. Todas as estratégias para gerenciamento e contingenciamento de eventual crise provocada pelo Covid-19 são submetidas ao Comitê de Crise, que tem como responsabilidade implementar ações necessárias para mitigação a disseminação da doença, preservação da vida e saúde, e de eventuais prejuízos financeiros causados para organização.

Acesso restrito

A cooperativa adotou proibição temporária de visita de terceiros em todas as unidades industriais, entrepostos e filiais - o que impacta na redução da circulação de pessoas em ambientes fechados, bem como área externa da cooperativa. Também estão em vigor ações de restrição de visitantes nas propriedades agrícolas. Essa foi uma das primeiras medidas implementadas com o propósito de assegurar a saúde e bem-estar dos cooperados.

As viagens também foram suspensas para evitar o risco de circulação do vírus.

Home Office

Para evitar a aglomeração no ambiente de trabalho, a Cooperativa adotou o sistema Home Office. Colaboradores que exercem funções que podem ser executadas à distância estão trabalhando de casa, com a devida orientação das lideranças e com todo o apoio técnico da Copacol.