Com o encerramento do CooperJovem 2024, professores apresentaram um balanço das atividades realizadas e dos resultados obtidos ao longo do ano. Promovido em parceria com as Secretarias de Educação e o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), o Programa está presente em 15 escolas dos municípios de Nova Aurora, Iracema do Oeste, Formosa do Oeste e Goioerê. A iniciativa realiza capacitações em cooperativismo, empreendedorismo, educação financeira e sustentabilidade ambiental para alunos dos 4° e 5° anos.
Anualmente, educadores, a diretoria-executiva da Copacol e os secretários de Educação dos municípios participantes reúnem-se na Aercol, em Cafelândia. O encontro tem como objetivo, além de apresentar o balanço das atividades, promover uma discussão sobre as experiências de cada instituição e a valorização dos profissionais da educação. "Esse evento traz um sentimento de dever cumprido e de muita gratidão por tudo que foi feito em 2024. Foi um ano de grandes realizações e estamos todos muito orgulhosos. Ver os resultados alcançados reforça que podemos promover ainda mais ações no futuro", afirma a coordenadora de Projetos Sociais da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes.
As capacitações do CooperJovem vão além do público infantil, alcançando também os professores, que participam de treinamentos e workshops organizados pelo Sescoop. "O trabalho realizado pela Copacol em parceria com as escolas é de excelência. São conteúdos, atividades e dinâmicas que as crianças levarão para a vida toda. Além dos temas principais do Projeto, os professores e os profissionais da Cooperativa inspiram nessas crianças a confiança de que, com cooperação, é possível realizar grandes conquistas. Para nós, é uma honra fazer parte de um projeto como esse", afirma a analista técnica de cooperativismo do Sescoop, Luciane Aparecida Pereira Gonçalves.
Projeto Sonhos
Todos os anos, os alunos de cada escola recebem um desafio: idealizar um sonho para realizar em conjunto com os colegas da turma. Após a definição do "sonho", a instituição, os educadores e os alunos desenvolvem atividades para arrecadar fundos para atingir o objetivo proposto. "Em nossa escola, o sonho era revitalizar o pátio, ambiente de recreação das crianças. Foi um grande trabalho ao longo do ano, que teve um ótimo resultado. Todos ajudaram e isso demonstra o espírito cooperativista das crianças, eles se divertiram muito", conta Antonio Vicente de Lima, diretor da Escola Municipal Ladislau Schicorski, de Goioerê, onde foi realizada obra de revitalização de área de 16 x 45 metros, transformando o ambiente recreativo em um espaço renovado e acolhedor.
Nas outras escolas que participaram do CooperJovem os sonhos também se tornaram realidade: bibliotecas reformadas, cantinhos de leitura criados, passeios ao cinema e ao shopping, promovendo momentos de aprendizado e alegria para as crianças.
CooperJovem 2024: Professores destacam resultados obtidos ao longo do ano
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Crianças de Tupãssi celebram formatura do Proerd
Tupãssi celebrou a formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), fruto de uma parceria entre a Polícia Militar, da...
Compartilhar
Proerd forma 138 alunos em Moreira Sales
Em uma tarde de muita alegria, 138 crianças de escolas municipais de Moreira Sales se formaram no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas...
Compartilhar
Educação e prevenção: alunos de Rancho Alegre do Oeste se formam do Proerd com apoio da Copacol
Alegria, aprendizado e compromisso com o futuro marcaram a formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Rancho...