Os cooperados que fazem parte do Grupo Coopera da Copacol tiveram a oportunidade de fazer uma imersão em cooperativismo na Argentina. Os produtores visitaram as estruturas da Cooperativa AFA (Agricultores Federados Argentinos), o Porto e a Bolsa de Comércio de Rosário. "Essas experiências são sempre muito enriquecedoras. E isso faz parte da Copacol: oportunizar aos nossos cooperados momentos de troca de informações e conhecimento para que todos possam crescer no agronegócio e no cooperativismo", afirma o diretor-secretário, Silvério Constantino, que participou da visita ao país vizinho.
De acordo com a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin, o objetivo da visita foi promover maior conhecimento aos jovens cooperados sobre ações de outras cooperativas, como o caso da AFA. "Conhecemos processos diferentes do que a Copacol faz e tivemos uma visão mais ampla sobre cooperativismo, pensando em valores e filosofia. Além disso, com essas viagens técnicas temos a intenção de fortalecer o conhecimento dos nossos cooperados".
No itinerário do grupo esteve uma visita a sede da AFA, um tour pela planta industrial da Cooperativa, em um moinho de trigo e na casa da família Alloa, cooperada da AFA. Além disso, os cooperados da Copacol também conheceram o Porto e a Bolsa de Comércio de Rosário.
Maycon Eduardo Sassi, de Palmitópolis, Nova Aurora, esteve entre os cooperados que participaram da visita. Para ele, a experiência foi enriquecedora. "Agregou muito para o nosso conhecimento em cooperativismo. Além disso, tivemos a oportunidade de ver como uma cooperativa de outro país trabalha, aprendendo novos modelos de negócios e vendo o que eles fazem que podemos aplicar aqui, tanto na Cooperativa quanto na nossa propriedade".
A excursão para a Argentina faz parte do projeto "Aprendendo com Gigantes" realizado pela Copacol com os integrantes do Grupo Coopera. No ano passado os cooperados tiveram a oportunidade de realizar uma visita ao Mato Grosso para conhecer empresas e modelos de negócios do Estado.
Cooperados realizam imersão em cooperativismo na Argentina
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Em cerimônia especial Copacol reconhece os Melhores das Integrações de 2025
As boas práticas em cada uma das atividades garantem resultados exemplares e a Copacol reconhece anualmente os cooperados que se destacam pelo elevado...
Compartilhar
Copacol e Agências do Trabalhador: parceria que transforma vidas e impulsiona o desenvolvimento
Com mais de 16,2 mil colaboradores, 10,6 mil cooperados e faturamento de R$ 10,6 bilhões, a Copacol segue consolidando seu papel como uma das principais...
Compartilhar
Com excelentes desempenhos, cooperados se destacam nas integrações Copacol
Referência e pioneira no sistema de integração nas atividades de produção animal, como Suinocultura, Avicultura, Piscicultura e Bovinocultura de Leite,...