Cooperar com a inclusão faz parte do dia a dia da Copacol que realizou mais uma edição do Programa SuperAção, com o propósito de estimular a reflexão sobre o respeito às diferenças e promover oportunidades para PCDs (Pessoas Com Deficiência).
O evento realizado na Aercol de Cafelândia contou com presença de gestores e lideranças da Cooperativa, alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ACICAF (Associação Comercial e Empresarial de Cafelândia), Sicredi, Colégio Ellos, Colégio Estadual Maria Destéfani Griggio e de alguns colaboradores deficientes que atuam na Cooperativa. O diretor secretário Silvério Constantino também se fez presente.
A atriz e consultora em inclusão, da empresa Talento Incluir, de São Paulo capital, Tabata Contri, compartilhou sua trajetória enquanto uma pessoa deficiente, e trouxe uma reflexão sobre o tema que apesar dos avanços e da conscientização das pessoas, ainda tem certos tabus, "Estou muito feliz por estar aqui neste evento SuperAção. Vejo na Copacol uma empresa responsável, que se preocupa com as pessoas com deficiência, porque não dá mais para discutir se precisa ou não fazer, tem que fazer, as pessoas com deficiência existem, e precisam contribuir com a sociedade. De alguma forma cada um aqui tem um talento, que as vezes precisa ser lapidado, ser descoberto, e trabalhar é a forma mais incrível de descobrirmos os nossos talentos, de poder contribuir com sociedade, demonstrar que a gente existe e devemos ser respeitados. O trabalho trás dignidade, e quando a Copacol faz um evento como esse, se preocupa, e tem o programa SuperAção, é isso que ela está fazendo, trazendo dignidade para as pessoas com deficiência", disse a consultora, que reforçou o compromisso da Copacol em ser uma empresa aliada à inclusão", afirmou a consultora.
NA PRÁTICA
Além da palestra, o evento SuperAção, por meio de apresentações artísticas, trouxe uma reflexão de que histórias de superação não são apenas sobre vencer grandes obstáculos, mas sobre a jornada diária: manter a motivação diante de rejeições, buscar redes de apoio, celebrar pequenas conquistas e aprender com os tropeços. A apresentação da deficiente visual, Sara Bentis, cantora, compositora, atriz e escritora, foi um show à parte. Ela interpretou o Hino Nacional em libras, também interpretou músicas de sua autoria. "É sempre uma alegria poder compartilhar meu conhecimento e vivência em relação a adversidade, já que sou uma pessoa com deficiência visual total, e o que queremos é representatividade e protagonismo, então é uma alegria enorme estar aqui representando toda uma comunidade e poder compartilhar minha arte também", destaca a artista, que teve a percepção de que a Copacol é uma empresa que cumpre o seu papel, que o é integrar pessoas com deficiência.
CULTURA DA INCLUSÃO
A cultura inclusiva está presente na Copacol, considerada uma referência na contratação de profissionais que buscam um ambiente promissor para o desenvolvimento da carreira, valorizando cada um que faz parte deste elo de cooperação. A Copacol tem na essência o respeito às diferenças e à inclusão. Para o gerente da Unidade Industrial de Aves de Cafelândia, Moisés Grespan, o evento SuperAção, é uma oportunidade para a reflexão sobre o deficiente. "Nós enquanto liderança temos um papel muito importante de incluir essas pessoas em nossos processos, e a Copacol tem investido bastante neste programa que traz oportunidades de inclusão. Temos muitas pessoas com deficiência em nosso quadro e vemos o potencial de cada uma delas, e mais que isso, é incluir e possibilitar a adaptação de cada uma dentro de sua condição", destaca Moisés.
A inclusão abre espaço para talentos que buscam continuamente avançar no desempenho das atividades. Nas mais diferentes áreas há PCDs que contribuem com o desenvolvimento da Cooperativa. Na rede de lojas do Copacol Supermercados, é evidente a inclusão de deficientes.
"A Copacol é exemplo em inclusão de deficientes, e esse evento SuperAção, vem de encontro aos valores da nossa Cooperativa. Temos um grande número de oportunidades destinadas para pessoas com deficiência, com isso vejo uma grande preocupação da Copacol em gerar oportunidades para atender o nosso programa de inclusão", destaca o gestor de negócios do Copacol Supermercados, Márcio Jair Schmidt.
Feirão PCD: Inclusão na prática
Mais que conscientizar, é reafirmar na prática o compromisso de inclusão de deficientes, uma prática que a cada dia está mais evidente na Copacol. Para demonstrar que a inclusão é uma ação efetiva na Copacol, foi realizado na Praça Brasília em Cafelândia o 2º Feirão PCD, um espaço de oportunidades com vagas exclusivas para pessoas deficientes. O evento é uma oportunidade para PCDs ingressarem no mercado de trabalho e construírem uma carreira na Copacol.
O Feirão direcionada a vagas para pessoas deficientes já traz resultados significativos e histórias de colaboradores que estão tendo a oportunidade de exercer suas habilidades em alguns setores da Cooperativa. O jovem Eduardo José Skura, teve a sua primeira oportunidade na Copacol como Jovem Aprendiz, ficou um período fora da empresa e agora por meio do Feirão PCD, ele voltou como estagiário no setor de TI (Tecnologia da Informação). "É uma oportunidade que eu tenho de crescer profissionalmente, vejo esse trabalho como uma forma de desenvolver novas habilidades, de me conectar com as pessoas, aprender coisas novas e também de poder cooperar", destaca Eduardo que vê no TI uma forma de ajudar a resolver problemas e criar soluções, um setor onde se identificou. Ele agradece a Copacol pelas oportunidades primeiro no Programa Jovem Aprendiz em 2021 e agora na condição de estagiário. "Estou muito feliz por estar aqui e pretendo continuar".
O supervisor de sistema, Celso Bruno Cavalcante, destaca a dedicação do Eduardo, que está sempre focado em aprende com a equipe. "Para nós enquanto setor de TI, é muito bom fazer parte desta ação inclusiva, com isso estamos contribuindo com a inclusão em nosso setor. Vejo isso em outras áreas e conhecer o Eduardo, trabalhar em conjunto e ver o potencial que ele tem, faz parte do nosso crescimento como pessoa e profissional, estamos felizes em pode fazer parte deste programa", conclui Celso.
OPORTUNIDADES
As ações práticas visando a inserção de deficientes no quadro de colaboradores, vai muito além do Feirão PCD. Em todos os processos seletivos realizados internamente, ou descentralizados em parceria com as Agências do Trabalhador dos municípios onde a Copacol atual, são disponibilizadas e priorizadas vagas para pessoas deficientes.
De acordo com a supervisora de Gestão de Pessoas, Luciana Franciele Vecchio Vieira, a Cooperativa busca profissionais com dedicação e comprometimento ao trabalho. E o respeito às diferenças e a inclusão fazem parte da essência cooperativista, presente no momento das contratações. Os Feirões são uma forma de nos aproximarmos da comunidade, ofertando oportunidades de desenvolvimento, sempre pensando na pessoa deficiente.
Com 16,2 mil colaboradores, e forte atuação no agronegócio brasileiro, a Copacol oferece alimentos saudáveis e saborosos. Formada por profissionais de diferentes especialidades, a Cooperativa está em constante crescimento. Com isso, aumentam também os incentivos para o desenvolvimento dos colaboradores. Cursos são disponibilizados na própria empresa, que mantém outros benefícios, como bolsa de estudos, treinamentos internos e externos e a PLR (Participação dos Lucros e Resultados).
Superação e Inclusão: histórias que inspiram o nosso amanhã
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Avicultores aprendem sobre manuseio correto dos inlets no CTA Copacol
Trabalhar com seres vivos exige capacitação, comprometimento e o uso de equipamentos de qualidade, sempre de forma organizada. Pensando nisso, a Integração...
Compartilhar
Nova geração do CooperJúnior encerra encontros de 2025 com brincadeiras e contação de histórias
Com o terceiro encontro repleto de atividades e muita diversão, as crianças da nova turma do CooperJúnior encerraram o ciclo deste primeiro ano. O dia...
Compartilhar
Copacol mobiliza ações solidárias e coopera com transformação de realidades
Unir forças para cooperar por um mundo melhor para todos. Essa é a principal proposta das ações mobilizadas em cidades de atuação da Copacol em mais um...