Reconhecido como referência em pesquisa no Paraná, o CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) da Copacol foi convidado a participar da 18ª edição do Seminário Nacional de Milho Safrinha, realizado em Londrina. Considerado um dos principais espaços de divulgação de conhecimento e inovações para a cultura, o evento contou com a apresentação de resultados de pesquisas conduzidas pela Cooperativa, fortalecendo ainda mais a contribuição do CPA para o desenvolvimento do setor.
O evento reuniu especialistas e produtores de todo o país para debater inovação na agricultura, uso de drones, manejo e conservação do solo e da água, consórcio de milho com braquiária, Sistema Antecipe, mercado do milho, entre outros temas estratégicos para o setor. João Mauricio Roy, gerente Técnico, representou a Copacol no Seminário. "Compartilhamos os estudos do CPA sobre o manejo do complexo de enfezamento causado pela cigarrinha-do-milho, um desafio que é enfrentado desde 2020 na produção. Apresentamos a trajetória desse problema e, principalmente, as soluções desenvolvidas que já têm contribuído para reduzir impactos e elevar a produtividade dos cooperados no Oeste e Sudoeste do Paraná", ressalta.
A participação no evento evidencia o papel do CPA como elo entre ciência e prática agrícola. "Estar presente em um Seminário como este é uma oportunidade de grande troca de experiências. Tivemos a chance de apresentar nossos resultados e, ao mesmo tempo, conhecer os avanços de pesquisas desenvolvidas em outras regiões do país. Esse compartilhamento de conhecimento fortalece o trabalho do CPA e gera benefícios diretos para os nossos cooperados e para a agricultura brasileira", conclui João Maurício Roy.
CPA Copacol
O Centro de Pesquisa Agrícola da Copacol foi inaugurado em 15 de janeiro de 2015, durante o tradicional Dia de Campo, para incentivar melhores opções de manejo, produtos e tecnologias a cada safra. Os estudos geram a evolução da agricultura estadual, refletindo em qualidade de vida aos produtores e melhores oportunidades de negócios.
Em uma área de 84 hectares, em Cafelândia, os pesquisadores realizam diferentes experimentos. Somente no ano de 2024, foram realizados 183 relatórios de pesquisas 10,2 mil parcelas experimentais a campo 9,6 mil análises de sementes e 1,7 mil análises de controle de qualidade de fertilizantes. Para atender cooperados de diferentes regiões, o Centro conta com áreas experimentais em outras cidades, como Goioerê, Jesuítas, Cascavel, Pérola, Realeza e Brasilândia do Sul.
Copacol compartilha pesquisas no maior encontro nacional de milho safrinha
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Melhores de agosto nas integrações
SUINOCULTURA
A suinocultura é uma atividade a qual a Cooperativa desenvolve em parceria com o cooperado. Toda a produção dos cooperados é entregue à...
Compartilhar
Avicultores aprendem sobre manuseio correto dos inlets no CTA Copacol
Trabalhar com seres vivos exige capacitação, comprometimento e o uso de equipamentos de qualidade, sempre de forma organizada. Pensando nisso, a Integração...
Compartilhar
Superação e Inclusão: histórias que inspiram o nosso amanhã
Cooperar com a inclusão faz parte do dia a dia da Copacol que realizou mais uma edição do Programa SuperAção, com o propósito de estimular a reflexão sobre...