Referência e pioneira no sistema de integração nas atividades de produção animal, como Suinocultura, Avicultura, Piscicultura e Bovinocultura de Leite, a Copacol - como forma de valorizar e reconhecer os produtores pelos excelentes resultados alcançados em cada lote - divulga mensalmente os produtores que se destacam em cada atividade.
PISCICULTURA
Com a participação de 294 produtores integrados, a Piscicultura é uma atividade em que a Copacol é referência nacional. Entre os critérios que avaliam a performance dos produtores está a conversão alimentar dos peixes. O cooperado de Nova Santa Rosa, Lauri Hasper, foi o destaque do mês com uma conversão de 1.22 kg. O produtor de Jesuítas, Mário Cardoso Weiller, ficou em segundo com 1.24 kg. A terceira posição é ocupada pelo piscicultor de Cafelândia, Izair Fuzão, com conversão de 1.29 kg.
Para o filho do cooperado Lauri Hasper, campeão do mês em conversão alimentar na piscicultura da Copacol, Alexandre Hasper, o expressivo resultado representa uma grande conquista. Há seis anos atuando na atividade, com 300 mil tilápias alojadas, esse é o primeiro lote que ele entrega à Copacol. "Esse resultado nos motiva muito a continuar buscando melhores índices. Saber que entre tantos cooperados que entregaram peixes à Cooperativa o nosso resultado se destacou, é gratificante. Estar integrado à Copacol e já no primeiro lote se destacar é a confirmação de uma parceria de resultados. A Copacol é uma referência na piscicultura, estou muito feliz com essa integração e com a excelente assistência técnica que nos direciona nos manejos corretos, enfim, a Copacol é realmente uma Cooperativa diferenciada em todo o processo".
AVICULTURA
Na atividade de Avicultura, Nivaldo Almir Parzianello, de Cascavel, se destacou com expressivos 502 pontos de IEP (Índice de Eficiência Produtiva). Na segunda posição, com 493 pontos, o destaque foi o cooperado de Cafelândia, Valdecir Effeting, e na terceira posição, o produtor de Cafelândia, Valter Pitol, que se destacou com 491 pontos. A média geral de todos os avicultores que entregaram frangos à Cooperativa fechou o mês em 417 pontos. Além do IEP, a conversão aliementar e o crescimento diário das aves também são indicadores que avaliam o desempenho dos produtores.
SUINOCULTURA
Outra atividade que diversifica a propriedade e promove o desenvolvimento no campo é a Suinocultura. Com 174 produtores integrados, toda produção é entregue à Central Frimesa. O IEP (Índice de Eficiência Produtiva) é utilizado para avaliar o desempenho dos cooperados. Neste critério os destaques de outubro são: Gilmar Oenning, cooperado de Cafelândia, que obteve expressivos 673 pontos. Milton Carlos Troian. de Cafelândia, na segunda colocação com 670 pontos em terceiro, Rogerio Effting, de Cafelândia, com 664 pontos em quarta colocação, Abrahão Gentil da Silva, de Nova Aurora, obteve 663 pontos e fechando o top cinco dos melhores do mês, Eliana Aparecida Bianconi Obuti, de Quarto Centenário, ficou com 660 pontos. Esses índices contribuíram para a excelente média geral do mês que fechou em 625 pontos.
BOVINOCULTURA DE LEITE
A média de leite produzido é o indicador que avalia o desempenho da atividade. O mês de outubro foi de bons resultados para os cooperados: Devair Costa, de Formosa do Oeste, foi o campeão do mês com uma produção de 39,5 litros por vaca, na segunda posição, com 39,4 litros, aparece o cooperado de Nova Aurora, Márcio Rodrigo Gambetta em terceiro, Guilherme Arnaldo Hubner, de Nova Aurora, com 38,8 litros em quarto, Dealmar Eckstein, de Cafelândia, com 37,7 litros em quinto, Anderson Hubner, de Nova Aurora, com 36,4 litros e em sexto, Armindo Zuck, de Cafelândia, com 36,01 litros.
Com excelentes desempenhos, cooperados se destacam nas integrações Copacol
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Seminários Técnicos levam conhecimento e resultados aos cooperados
A evolução da produtividade no campo passa por muitas pesquisas. Por isso, o CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) desenvolve, ao longo de todo o ano, estudos...
Compartilhar
Copacol fortalece o protagonismo feminino com formação e desenvolvimento
O empreendedorismo tem ganhado cada vez mais força no agronegócio brasileiro, e as mulheres têm se destacado como protagonistas nesse movimento. Com esse...
Compartilhar
Busão da Imaginação leva alegria e conhecimento para crianças do distrito de Marajó
Uma viagem pelo mundo sem precisar sair do lugar. Assim foi mais uma ação do Busão da Imaginação, desta vez na Unidade de Universo. Crianças da Escola...