Com o objetivo de fortalecer vínculos e despertar o protagonismo das novas gerações, a Copacol promove anualmente o programa CooperJovem, em parceria com as secretarias municipais de Educação e o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).
Para marcar a conclusão do processo educativo que envolveu estudantes do 4º e 5º anos das escolas de Nova Aurora, Iracema do Oeste, Formosa do Oeste e Goioerê, foram realizadas atividades recreativas e a premiação dos alunos que se destacaram ao longo do ano. O momento foi marcado por muita diversão, com música, brinquedos infláveis e comida gostosa. "Nessas premiações vemos os resultados do Programa, isso mostra que o trabalho sendo feito pelos professores em sala de aula, alimenta o espírito de cooperação e também mostra a história da Copacol. É a nossa forma de contribuir com a formação desses jovens que são nosso futuro", afirma o diretor-presidente Valter Pitol.
Como parte das atividades desenvolvidas ao longo do ano, após conhecer a fundo o significado do cooperativismo, os alunos foram desafiados a escrever redações sobre o tema. Cada texto passou por bancas de avaliação onde foram analisados critérios como criatividade, coerência, originalidade, clareza, sequência de ideias e vocabulário. As cinco redações com melhor avaliação entre os quatro municípios, receberam como reconhecimento, uma bicicleta. ''Gostei muito das palestras e das atividades durante o ano no CooperJovem e foi muito bom ter ganhado a bicicleta também, estou muito feliz", conta a aluna de Goioerê, Rafaela Maria Straliote, 10.
Para Heloísa Vitória dos Santos, 10, aluna de Formosa do Oeste, além do conhecimento, o CooperJovem trouxe muita diversão para a escola. "Aprendemos muito! Quando estamos aprendendo, estamos também nos divertindo. Foi uma ótima experiência, fiquei muito feliz em ganhar a bicicleta e sou grata a Copacol pela oportunidade", finaliza.
PREMIADAS
De Goioerê, a vencedora foi a aluna Rafaela Maria Straliote (professora Mônica Tanaka) e o aluno Samuel Zamprone Vaz (professora Verônica Borges Marqui). De Formosa do Oeste, foi a Heloísa Vitória dos Santos (professora Ana Lucia Bassi). De Nova Aurora, a aluna Maria Alice Pereira (professora Geiza Passoni) e de Iracema do Oeste, Maria Eloísa Santana de Jesus da Silva (professora Silmara Fernandes de Carvalho).
As professoras dos alunos premiados também ganham um presente especial: uma cafeteira Dolce Gusto.
ESCOLAS PARTICIPANTES
Participaram do Programa CooperJovem neste ano as escolas: Cecília Meireles, Ladislau Schicorski, Jardim Primavera, Monteiro Lobato, José Jesus Cavalcante, Professora Liduína Alves Gondim Primo, Onive dos Santos e Dr. Daniel Portella de Goioerê. De Nova Aurora, participaram as escolas: Santos Dumont, Eugenio Mezzon, Fernando Esser, Custódia Colbalcho Tragueta e José Henrique da Silva. De Iracema do Oeste, a Escola Prof. Aparecida Rodrigues Carneloz. E de Formosa do Oeste, a Escola Nilza de Oliveira Pipino.
Copacol premia crianças que se destacaram no Cooperjovem 2025
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Copacol festeja mais uma edição do CooperJovem com reconhecimento de educadores
Educadores envolvidos em mais uma edição do Programa CooperJovem em 2025 participaram de um momento especial para celebrar o sucesso das atividades realizadas...
Compartilhar
Copacol é a grande vencedora do 17º Prêmio Ocepar de Jornalismo
A Copacol é a grande campeã do 17º Prêmio Ocepar de Jornalismo ao exaltar a cooperação com o desenvolvimento econômico e social do cooperativismo no Oeste...
Compartilhar
Cooperada de Formosa do Oeste é o destaque de novembro na avicultura
A avicultura se consolida como a principal atividade da Copacol, sendo responsável por grande parte do faturamento da Cooperativa e o pilar para milhares...